06/06/2013 13h34

Fábrica que vai produzir módulos para plataformas do pré-sal será inaugurada nesta sexta no Porto de Maceió

Unidade fabril do consórcio Tomé/Ferrostaal entra em funcionamento gerando cerca de 1.800 empregos diretos

Projeto do estaleiro Tomé Ferrostaal

Laís Pita/Assessoria

O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, participam nesta sexta-feira (7) da inauguração da unidade fabril do consórcio entre as empresas Tomé Engenharia e Ferrostaal. Construído em uma área de 66 mil m² no Porto de Maceió, o empreendimento vai fornecer 18 módulos de processo para as plataformas de exploração do pré-sal para a Petrobras. A solenidade que marca o início das operações da fábrica acontece a partir das 10h30, no Porto de Maceio.

As replicantes, como são chamadas as plataformas a serem produzidas, serão do tipo FPSO (Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência), construídas com base em cascos de navios novos ou reformados. No caso deste projeto, os cascos são novos e já estão em fabricação. O contrato de fornecimento para a Petrobras, orçado em aproximadamente US$ 900 milhões, prevê um prazo de 44 meses para a execução dos 18 módulos para as seis plataformas.

A previsão é que a fábrica há gere cerca de 1.800 empregos diretos, sendo 1.500 colaboradores na produção e 300 na área administrativa. Estima-se uma geração de 6 mil empregos indiretos. Em uma reunião com o governador Teotonio Vilela Filho em março desse ano, os gerentes do Consórcio afirmaram que a empresa tem o objetivo de utilizar no mínimo 80% de mão de obra local e regional.

“Alagoas é o primeiro Estado do Brasil com a planta de revestimento interno de tubulações de Inconel. Estamos em um processo de consolidação dos setores metal mecânico e naval em Alagoas. O consórcio Tomé Ferrostaal, com a sua produção em andamento, vai elevar o nome do Estado em todo o País neste segmento”, afirmou o secretário Luiz Otavio Gomes.

Para celebrar o início das atividades no Porto da capital, as autoridades presentes farão uma visita ao canteiro de obras para conhecer onde as plataformas serão produzidas. A administradora do Porto, Rosiana Beltrão, e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, também são presenças confirmadas.

TAGS:

Deixe o seu comentário