27/05/2013 12h37

Unidade Industrial para produção de goma e polvilhos será implantada em Arapiraca

Termo de Comodato foi assinado e poderá beneficiar até 300 famílias no Agreste Alagoano

Mandioca, matéria-prima utilizada na produção de goma e polvilho

Da Redação

Na última sexta-feira, no gabinete da Prefeitura de Arapiraca, a solenidade de assinatura do Termo de Comodato da Agroindústria de Fécula de Mandioca para a Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro). O objetivo do contrato, que tem a duração de cinco anos e poderá ser renovado conforme o cumprimento das metas estabelecidas, é a implantação de uma unidade industrial para fabricação de produtos, como goma e polvilhos doce e azedo, beneficiando produtores que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste.

Com a implantação da unidade, que terá sua linha de produção adaptada no prédio da fecularia do município, a capacidade de processamento é estimada em três mil toneladas por ano, e efetivamente 20 toneladas de raízes de mandioca por dia nos três turnos de trabalho. Ao todo, serão beneficiadas de 200 a 300 famílias produtores da raiz.

Além de lembrar que a implantação da unidade industrial respeita as normas ambientais e sanitárias, trazendo uma redução drástica do impacto ambiental, Antônio Carlos Pires, gestor do APL Mandioca no Agreste pelo Sebrae Alagoas, destaca que a iniciativa é bastante significativa para o fomento da Cadeia Produtiva da Mandioca no Agreste. “O funcionamento dessa nova unidade é importante para o APL, pois gera renda e desenvolve a economia local. Toda a produção de goma e polvilhos já tem compradores certos, o que é uma vantagem para os produtores”.

Os investimentos na unidade de goma e polvilho foram feitos pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), acompanhados pela Prefeitura de Arapiraca, e parceiros como Sebrae Alagoas, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Banco do Brasil, Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/SESCOOP), Cooperagro e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

TAGS:

Deixe o seu comentário