08/05/2013 8h34

Senai Alagoas treina competidores para Worldskills 2013

Alunos têm chances concretas de boa colocação pois o Estado é referência no Núcleo de Tecnologia Multimídia

William e Leonardo estão em treinamento intenso para garantir a vaga na delegação brasileira
Assessoria/Fiea
Dois jovens estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai/SP) estão em Alagoas, sendo treinados pela equipe do Departamento Regional alagoano para a prova que vai ser decisiva para definir os representantes brasileiros no 42º WorldSkills Competition, a maior competição de educação profissional do mundo.
Leonardo Gajardo, de 18 anos, aluno da ocupação Tecnologia da Informação, e William Adriano Martins, de 20 anos, que pretende disputar o Worldskills na ocupação Web Design, chegaram à última etapa classificatória para definição dos alunos que poderão integrar a delegação brasileira.
Alagoas, tradicionalmente, treina os competidores brasileiros, já que o Núcleo de Tecnologia Multimídia (NTM) do Senai no Estado é considerado uma referência no Brasil e possui dois experts internacionais: Robert Knowles (Tecnologia da Informação) e Marcelo Strehl (Web Design).
A última etapa classificatória nas ocupações Tecnologia da Informação e Web Design acontece de 20 a 24 de maio, em Belo Horizonte (MG). Para garantir a vaga na competição internacional, os candidatos devem cravar, no mínimo, o índice técnico estabelecido pela Comissão de Diretores Coordenadora da Olimpíada do Conhecimento (CDCOC). “É como um atleta esportivo que tem que fazer o tempo mínimo na prova”, explica Robert Knowles, que também é gerente do NTM.
Os candidatos serão submetidos a provas semelhantes às que enfrentarão na Alemanha e terão que alcançar um desempenho compatível com o índice técnico do torneio, estabelecido a partir da média de resultados dos últimos anos. “Neste caso, 91% da prova de Tecnologia da Informação e 89,7% da prova de Web Design. São quatro dias de provas, 5h por dia. Então, estamos trabalhando focados e em equipe para dar totais condições aos nossos atletas de trazerem mais essas medalhas para o Brasil”, destaca Robert.
Para conduzir o plano de treinamento, os experts internacionais contam com o apoio de dois “feras” na área de Tecnologia da Informação e Web Design do Senai paulista: Paolo Hagi (2º melhor do mundo em Londres 2011) e Patrícia Magi, respectivamente. Os profissionais acompanharão os alunos e terão a oportunidade de trocar informações e experiências sobre o que vai acontecer no futuro em termos de aplicação de técnicas, processos produtivos e inovações tecnológicas.
Os candidatos a participar do maior Torneio Internacional de Profissões do mundo são previamente escolhidos durante a realização da Olimpíada do Conhecimento – medalhistas de ouro e prata na competição.
A 42ª edição do WorldSkills Competition acontecerá no período de 2 a 7 de julho de 2013 na cidade de Leipzig – Alemanha e reunirá mais de 1.100 jovens (estudantes com idade até 22 anos) de 52 países, que disputarão medalhas de ouro, prata, bronze e diplomas de excelência em 46 ocupações profissionais industriais e nas áreas de bens e serviços.
 “É com muito orgulho que sempre vemos os alunos do Senai entre os melhores do mundo em suas respectivas áreas de atuação. Na edição anterior do Worldskills, realizada em Londres, o Brasil foi o segundo colocado na classificação geral, atrás apenas da Coreia do Sul. Tenho certeza que, mais uma vez, faremos bonito na competição”, afirma o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade.
TAGS:

Deixe o seu comentário