06/05/2013 9h26

Produção de banana cresce 17% no perímetro irrigado de Formoso e movimenta R$ 112 milhões

Sete mil empregos e 10,5 mil indiretos são gerados na região do município baiano de Bom Jesus da Lapa

Produção de banana se expande no Nordeste

Assessoria/Codevasf

A produção de banana no perímetro irrigado de Formoso, em Bom Jesus da Lapa (BA), teve incremento de 17% no valor bruto da produção em 2012 em relação a 2011. Formoso é responsável por colocar o município baiano na posição de maior produtor da fruta no Nordeste e segundo maior no país, ficando atrás somente da Região Vale do Ribeira (SP). De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe da unidade de apoio a produção da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Ubirajara Bessa Filho, o valor bruto de comercialização de banana no ano foi de R$ 112 milhões; no perímetro, são mantidos sete mil empregos diretos e 10,5 mil empregos indiretos.

Os principais produtos cultivados em Formoso são a banana, o mamão, a melancia e o coco. “Conforme dados de produção referentes ao ano de 2012, no perímetro foram comercializadas 171 mil toneladas, sendo a banana, com aproximadamente 160 mil toneladas, a maior cultura em exploração (85% da área cultivada)”, acrescenta o engenheiro.

Negócios - Formoso abastece o mercado consumidor de Brasília, Goiânia, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e municípios circunvizinhos. As principais atividades industriais realizadas no perímetro são a produção de doces e fabricação artesanatos com a fibra da bananeira. “O perímetro irrigado Formoso impulsiona a economia local ao contribuir para a geração de negócios e empregos nos mais variados setores, por exemplo: insumos diversos para agricultura, serviços diversos, supermercados, comércio de veículos (carros e motocicletas), saúde, educação e outros”, diz Ubirajara Bessa.

O produtor Ervino Kogler, do projeto Formoso A, produz 150 toneladas de banana por mês em seu lote. Ele conta que apesar de o semiárido nordestino atravessar uma das piores estiagens de sua história, a produção aumentou porque houve um aumento da área de produção do projeto — 2 mil hectares em dois anos. “Por causa dessa seca, o Nordeste inteiro está vindo buscar banana no Formoso”, afirma.

Estiagem - O perímetro irrigado do Formoso está situado no Oeste do estado da Bahia, a 30 km da cidade de Bom Jesus da Lapa, em área compreendida entre a margem esquerda do rio São Francisco, a margem direita do rio Corrente e a estrada 349, que liga Bom Jesus da Lapa ao município de Santa Maria da Vitória. A engenheira Izis Alves, da Unidade de Meio Ambiente da Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, explica que a bacia de contribuição do rio Corrente fica na margem esquerda do São Francisco, que não é área do semiárido. “O Corrente vem da região do cerrado, inclusive de Goiás, região que não sofreu com a estiagem. Por isso não afeta as águas do perímetro. As maiores contribuições (recargas) do São Francisco na Bahia vêm da região desse Platô do Cerrado – rios Grande, Corrente e Carinhanha”, acrescenta.

Entre os fatores que contribuem para esse incremento do valor bruto da produção da banana estão o aumento de preço do valor da banana, a ampliação de mercados devido a falta de oferta de região que sofreram com estiagens, a recuperação de áreas degradadas com o mal do Panamá, novas áreas implantadas e controle de preços, de acordo com dados da Comissão Frutas Oeste, representante dos produtores.

Perímetro Formoso - O perímetro apresenta área irrigável de 11.751 ha, com o total de 1.162 lotes, sendo 908 de agricultores familiares e 254 de produtores empresariais. A administração, operação e manutenção da infraestrutura de uso comum do perímetro são de responsabilidade do Distrito de Irrigação Formoso (DIF).

TAGS:

Deixe o seu comentário