12/04/2013 7h50

Transnordestina devolve trecho da ferrovia em Alagoas à União que vai a futuro leilão do projeto Recife-Salvador

Ferrovia precisa passar por nova restauração. Volume de recursos necessários é da ordem de R$ 100 milhões

Ferrovia é nova opção de transporte de cargos na Região Nordeste

Valdi Junior/VALOR MERCADO

O trecho da ferrovia interligando Recife a Aracaju, que entrecorta o Estado de Alagoas, vai à leilão no novo plano do Governo Federal de estímulo à expansão da rede ferroviária no País. Isso significa dizer que a Transnordestina Logística, subsidiária da CSN, devolveu o trecho à União antes mesmo de utilizá-la para o transporte de carga.

A Transnordestina chegou a recuperar o trecho Recife-Alagoas, mas antes de pôr as máquinas no trilho, ocorreu a enchente de 2010 e todo o trabalho de recuperação acabou em vão.

Para voltar a ser mais uma via de opção na Região Nordeste particularmente, é necessário cerca de R$ 100 milhões para recuperar todo o trecho, o que a concessionária CSN nunca mostrou muita disposição ficando à espera do aporte financeiro da União. O Governo Federal prometeu liberar recursos mas depois a notícia foi caindo no esquecimento.

Talvez a ferrovia seja revitalizada no novo projeto desenhado pelo Governo Federal que prevê interligar Porto de Suape (Cabo Santo Agostinho) e ao Porto de Salvador.

O fundamental é Alagoas está inserida nesse projeto.

TAGS:

Deixe o seu comentário