25/04/2013 8h55

Governo de Alagoas e Sebrae desenvolvem projetos para regiões de investimento

Cidades que receberem empreendimentos serão beneficiadas com iniciativa que beneficia o micro e pequeno empreendedor

Alagoas incentiva a descentralização dos investimentos pelo interior

Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) estiveram reunidos, nessa segunda-feira (22), com representantes do Sebrae/AL. O encontro serviu para serem discutidos os projetos estratégicos, bem como planos de ação, desenvolvidos para beneficiar regiões alagoanas que irão receber grandes investimentos.

É o caso do litoral Sul, onde serão impactados, pela chegada do Estaleiro Eisa, os municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, entre outros. Além da Região, iniciativa semelhante irá ocorrer no município de Craíbas, e em suas cidades vizinhas, por conta da chegada da Mineradora Vale Verde. Os projetos, desenvolvidos pelo Sebrae/AL em parceria com a Seplande, constam, entre outras ações, no suporte aos micro empreendimentos já existentes nas regiões, que possam se aproveitar da chegada desses investimentos, bem como o incentivo a criação de outros que possam suprir as demandas.

De acordo com a diretora de Micro e Pequenas da Seplande, Pauline Reis, o fomento a esses pequenos empresários é de extrema importância para alavancar o desenvolvimento econômico das regiões. Ela explica que os municípios terão ações direcionadas, pois precisam estar preparados para atender a demanda de mão de obra especializada ou até receber um estimulo empreendedor para a criação de novos negócios.

“Estamos levantando o diagnóstico dos empreendimentos nos municípios para podermos elaborar planos de ações que possam suprir todas as necessidades dos empreendimentos a serem instalados em Alagoas. Nossa atuação em parceria com o Sebrae/AL, mostra o compromisso que o governo do Estado tem para com os micro e pequenos empreendedores”, explicou a diretora da Seplande.

Além dos projetos do Litoral Sul e de Craíbas, o encontro também abordou os projetos que irão beneficiar  as comunidades quilombolas, na Zona da Mata. Considerados municípios com pouco potencial para o segmento industrial, o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Integrado da Região dos Quilombos visa o investimento em áreas como o ecoturismo, prática bastante realizada por quem visita às cidades, bem como o artesanato e a gastronomia.

TAGS:

Deixe o seu comentário