29/04/2013 8h58

Construtora Humberto Lôbo lança campanha de valorização do bairro da Gruta de Lourdes

Gruta é feita de muitas histórias, inclusive a sua’, iniciativa busca resgatar autoestima da comunidade e tradição do local

Bairro Gruta de Lourdes

Um dos bairros mais valorizados de Maceió, a Gruta de Lourdes, criado na década de 1960, a partir de um loteamento da família Brêda, guarda muitas histórias, que começam a ser contadas por uma campanha incentivada pela construtora Humberto Lôbo, com o apoio de algumas empresas do bairro. Pensando na valorização do bairro e no resgate das suas histórias, a construtora que também surgiu na Gruta, resolveu criar o movimento “A Gruta Ama Você”, com o objetivo de reunir as grandes histórias do bairro e de exaltar o lado bom de viver nesse lugar especial e acolhedor.

A intenção é resgatar a tradição da Gruta e de pessoas que vivem no bairro, com envolvimento da comunidade e coletânea de depoimentos e imagens para que se possa desenvolver futuramente o Museu da Gruta. As pessoas poderão participar através das redes sociais e também pelo site criado para a campanha – www.agrutaamavoce.com . Não é só isso. A iniciativa abrange diversas ações além da parte histórico-social, como a formação de uma associação do bairro, instalação de lixeiras nas ruas, parceria com o comércio local e escolas, distribuição de sacolas de lixo, panfletos e adesivos, e ainda a revitalização da praça pública do bairro.

Com o tema ‘A Gruta ama Você’, a campanha já conta com a participação de alguns moradores bem conhecidos do bairro, como a pernambucana de nascença e alagoana de coração Maria da Paz Alves, chamada por todos pelo apelido de Tia Lia, que vive na Gruta de Lourdes há 48 anos e cuidou da primeira igreja do bairro. Segundo Tia Lia, uma das melhores coisas da Gruta é tranquilidade e a vizinhança. “Aqui formei a minha família e construí a minha vida. A Gruta tem tudo para se viver bem e precisamos valorizar a história desse importante bairro e das pessoas que investem e acreditam nesse lugar”, afirma Tia Lia, com orgulho.

Outro conhecido morador da Gruta de Lourdes é o professor Aurélio Lisboa, que levou o colégio Saint Germain há 25 anos para o bairro, quando funcionava na famosa Mansão Brêda, casa inspirada no filme ‘E o vento Levou’. A casa faz parte da história da Gruta – e de Maceió – e deu início ao então loteamento que se transformou em bairro, que hoje é um dos mais importantes centros residenciais e empresariais da capital, com supermercados, escolas, condomínios, restaurantes e lojas.

“Tenho muito carinho por este bairro, que me acolheu desde minha juventude. A minha vida profissional foi construída toda na Gruta. Eu criei um vínculo muito grande com este local e com todas as pessoas que aqui vivem. Não é questão de eu estar dentro da Gruta, mas de a Gruta estar em mim, na minha história. Este bairro faz parte do meu existir, da minha personalidade e da minha história”, ressalta o professor.

A Gruta é feita de muitas histórias. Assim também se sente a cabeleireira Luciana Lima, que vive no bairro praticamente a vida toda, já saiu e voltou a morar no bairro por afinidade ao clima agradável e suas amizades. “Aqui na vizinhança todos nos conhecemos, temos tudo o que precisamos, como excelentes escolas, supermercados e academias. As nossas ruas urbanizadas e arborizadas, e a nossa vizinhança cordial, nos proporcionam esse valor de morar bem”, destaca a empresária.

E por essas histórias e muitas outras que a construtora Humberto Lôbo resolveu iniciar a campanha de valorização à autoestima das pessoas que formam a Gruta de Lourdes, assim como a revitalização da praça pública do bairro e a conscientização ambiental da comunidade. De acordo o diretor da construtora, José Humberto Lobo, que também morou a vida toda na Gruta, a ideia é muito mais ampla, é de envolver as pessoas que fazem a história do bairro para valorizarem o local onde vivem e resgatar a tradição e sentimento de pertence do local.

“A campanha tem diversas fases. Coordenaremos junto aos moradores ações ambientais para limpeza urbana, envolvimento dos empresários locais, ações nas escolas parceiras do bairro com educação dos jovens e mobilização dos comerciantes locais. Também faremos um projeto para a construção do Museu da Gruta, que contará a história do bairro com depoimentos e fotos de seus moradores. O local, projeto e parceiros ainda estão sendo fechados”, explica o José Humberto.

A iniciativa de valorização da Gruta de Lourdes pode servir de exemplo para outros bairros de Maceió no resgate da tradição e história das vivências de seu povo. Essa é a ideia dos idealizadores da campanha ‘A Gruta ama você’.

Campanha criativa

A campanha “A Gruta Ama Você”, incentivada pela Humberto Lôbo, conta com a idealização e criatividade da agência Lira Pub, que se engajou totalmente no espírito de resgate da autoestima do bairro e da valorização das pessoas que vivem e amam a Gruta. “Mergulhamos nas histórias de vida dos moradores do bairro e apostamos nessa ideia inovadora, que com certeza será um case de sucesso”, destaca Almir Lira, diretor da agência.

Para José Humberto Lôbo, diretor da construtora Humberto Lôbo, o sucesso da parceria com a Lira Pub está na relação de confiança e no formato de trabalho com foco nos resultados de vendas. “É uma satisfação poder contar com a criatividade de campanhas inovadoras aliada ao lado comercial. A Lira participa de todo o processo de desenvolvimento de produtos com a diretoria e equipe de engenharia da construtora e pensa conosco em soluções viáveis para cada projeto. Esse é o segredo de sucesso”, afirma José Humberto.

Deixe o seu comentário