29/04/2013 8h17

Comércio lidera captação de recursos do Crediamigo. BNB prevê liberar R$ 240 mi em 2013

Crédito produtivo e orientado avança na zona urbana no Estado; carteira possui 72 mil clientes

Crediamigo alavanca micro e pequenos empreendedores do setor do comércio

Valdi Junior/VALOR MERCADO

O varejo alagoano é o destino do maior volume dos recursos do Crediamigo do Banco do Nordeste.  O comércio usou cerca de 70% do montante de R$ 225 milhões aplicados em 2012, superando a meta anual estabelecida de de R$ 213 milhões. O percentual restante de 30% dividi-se entre indústria e serviços.

Para este ano de 2013, o Banco do Nordeste trabalha com uma provisão de R$ 240 milhões para o crédito produtivo e orientado em Alagoas. Essa meta não será difícil de ser alcançada, pois, 30% desse volume de recursos já fora aplicado no primeiro trimestre. Maior parte é direcionado para capital de giro, disse o gerente de Microfinanças Urbana em Alagoas (Crediamigo), Carlos Campos.

Campos falou que boa parte do crédito liberado é para microempreendedores que estão saindo da informalidade e despontando no negócio. “São microambulantes que começam tomando empréstimo de R$ 100 e vão aumentando gradivamente à medida que pagam as parcelas do empréstimo tomado anteriormente. A taxa de juro varia de 0,64% até 1,2%/mês conforme a modalidade do crédito”.

Outro sinal positivo de como o crédito produtivo e orientado avança no Estado é o crescimento da clientela. Ele diz que a carteira hoje possui 72 mil clientes e sobe diariamente. 20% dos clientes estão na capital. 80% no interior.

O microempreenddor Alex Oliveira Souto, do município de Batalha, é exemplo de que é possível competir no mercado de maneira sustentável. Com o apoio do microcrédito, Souto ampliou a fabricação e venda de produtos de limpeza e incorporou técnicas sustentáveis ao processo produtivo. Reutiliza garrafas pet para embalagem do material.

Ele ingressou no Crediamigo com um crédito de R$ 300,00 e, atualmente, com a lucratividade do negócio, já contrata mais de R$ 1,5 mil para capital de giro. “Estou bastante feliz com o crédito do BNB porque ajudou a trazer dias melhores para a minha família”.

Além de fomentar a criação e a expansão do micro e pequenos negócios, o Crediamigo também desempenha função social. Ajuda a orientar e promover o desenvolvimento da família abaixo da pirâmide social. Exemplo é o município de São José da Tapera, cidade que fora símbolo nacional como detentora do pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), possui uma carteira sustentável com cerca de 1.000 clientes.

A tendência é o crédito de estímulo aos micro e pequenos empreendedores expandir-se ainda mais. Motivos: disponibilidade de dinheiro e mais facilidades para a obtenção dos recursos por parte do empreendedor, disse animado o gerente de Microfinanças Urbana.

As facilidades estão nos novos serviços como a abertura de conta corrente com o lançamento do cartão de débito da bandeira Visa até o limite de R$ 3 mil e isento de taxa de administração – que permite o microempresário efetuar compras fora do Estado sem a obrigatoriedade de levar o dinheiro em espécie e sem o risco de roubos e furtos. A outra é a  parceria constituída com correspondentes bancários – Banco do Brasil e caixas 24 h – que beneficia clientes residentes em cidades que não possuam agências do BNB.

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