28/03/2013 9h13

Mineradora Vale Verde confirma construção da planta industrial para mês de julho em Craíbas

Início da operação da mineradora está prevista para o ano de 2015

Diretoria da Vale Verde em reunião com os secretários Luiz Otávio Gomes e Keyller

O presidente e chefe executivo oficial da Aura Minerals, James Bannantine, esteve na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), nesta quarta-feira (27), para apresentar ao secretário Luiz Otavio Gomes o andamento das obras da Mineradora Vale Verde. A Aura Minerals é a empresa responsável pelo projeto da planta industrial do empreendimento, que será construída no Projeto Serrote da Laje, no município de Craíbas.

De acordo com o presidente, o cronograma do projeto continua mantido como apresentado ao governador Teotonio Vilela no final do ano passado. A perspectiva é o inicio da construção para julho deste ano e a operação para o primeiro semestre de 2015, visto que já existem recursos minerais para produzir pelos próximos 18 anos, com um total de 165 milhões de toneladas de cobre e ferro extraídas de duas jazidas (2/3 em Craíbas e 1/3 em Arapiraca), resultando em uma área total de 2.500 hectares.

“Toda a parte de engenharia está correta e os equipamentos já estão comprados. Para o inicio da construção só estamos finalizando o pedido de financiamento sob coordenação do Banco Itaú, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e o do Nordeste (BNB), mas toda a documentação já foi encaminhada. A nossa ansiedade em começar as obras é grande e só temos a agradecer pelo apoio do Governo, que sempre atendeu às nossas condições para instalação”, destacou Jammes.

O projeto, orçado em R$ 840 milhões e que já emprega mais de 40 pessoas, prevê a geração de 1.250 postos de trabalho diretos e 5.000 indiretos na fase da construção. Já na operação, 385 pessoas serão empregadas diretamente e 1.540 indiretamente. As vagas serão preenchidas com 80% de mão de obra nacional, primeiramente pelas comunidades locais e estaduais.

“Estou animado com o cronograma e não tenho dúvidas do sucesso que será esse empreendimento do ponto de vista da planta industrial. No que cabia ao Estado, como a questão da água e da energia que foram condições impostas, os encaminhamentos foram feitos”, lembrou o secretário Luiz Otavio Gomes aos empresários.

A questão do fornecimento de água será resolvida com a nova adutora do Agreste, a ser inaugurada no final de 2014. A energia que será consumida pela mineradora contará com a infraestrutura da Eletrobras Distribuição Alagoas. A Mineração Vale Verde atuará no mercado nacional e internacional e sua capacidade de produção é de aproximadamente 230 mil toneladas ao ano de cobre e cerca de 1 milhão de toneladas de ferro.

TAGS:

Deixe o seu comentário