26/03/2013 7h32

117 máquinas são entregues às associações e cooperativas para fortalecer setor têxtil e de confecções

Distribuição é fruto do convênio firmado entre Seplandes, Fiea e Sebrae

Máquinas de costura entreguem às associações de costureira
Fiea/Assessoria
Cento e dezessete máquinas de costura foram entregues, na última sexta-feira (22), no Centro da Moda Industrial José Carlos Lyra de Andrade (Murici), que re­cebeu 74 unidades, e à Associa­ção das Costureiras de União dos Palmares, que ganhou 43 máqui­nas, nesse primeiro lote. A distribuição é fruto de um convênio firmado entre o Governo de Alagoas, por meio da Secreta­ria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Federação das Indús­trias do Estado de Alagoas (Fiea) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Se­brae).
“No dia 12 de abril, entrega­remos o segundo lote, com as presenças do governador Teo­tonio Vilela Filho e do presidente da Fiea, José Carlos Lyra de An­drade. Serão distribuídas mais 75 máquinas de costura em Murici e 43 em União dos Palmares”, con­ta o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest), Francisco Acioli.
No total, serão entregues 1.204 máquinas de costura em 20 municípios do Estado, com o objetivo de beneficiar a Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecções. Os recursos do convênio, da ordem de R$ 1,3 milhão, são oriundos do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobre­za (Fecoep). A Fiea, por meio do Sindicato da Indústria do Ves­tuário (Sindivest), é a entidade responsável pela entrega dos equipamentos. A definição dos municípios, associações e co­operativas beneficiadas foi feita após um levantamento elaborado pelo Sebrae.
“Com essas máquinas, o pequeno empresário poderá dar uma nova dimensão ao seu ne­gócio, gerando mais emprego e renda na região em que realiza suas atividades”, destacou Fran­cisco Acioli.
“Esta é uma grande oportu­nidade para o fortalecimento do setor Têxtil e de Confecções de Alagoas, onde existem pessoas criativas e dispostas a trabalhar. Essas máquinas trazem novos postos de trabalho para a comu­nidade, pois temos demanda de produção”, comemorou Alane Karine de Barros, proprietária da Intimus, uma das seis empresas que compõem o Centro da Moda de Murici.
Qualificação – Na ocasião, também foi realizada a entrega dos certificados de 64 alunas formadas pelo Senai no Curso de Costureiro Industrial do Vestuário, em Murici. O curso de qualifica­ção profissional, com carga horá­ria de 200 horas, foi realizado por meio do Pronatec, com o objetivo de atender à demanda de mão de obra qualificada do município e das regiões circunvizinhas.
Prestigiaram a solenidade, no Centro da Moda de Murici, o prefeito do município, Remi Ca­lheiros e o vice-prefeito Olavo Calheiros; o secretário de Admi­nistração de União dos Palmares, Edemir Moraes, que representou o prefeito Beto Baía; secretários municipais, vereadores e repre­sentantes do setor produtivo, en­tre outras personalidades.

Deixe o seu comentário