27/02/2013 10h16

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios apresenta e premia finalistas empreendedoras

17 empresárias foram avaliadas em três categorias. A premiação todos anos é bastante concorrida

Alagoanas empreendedoras cada vez mais se sobressaem no mundo dos negócios

A apresentação e a premiação das finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios a nível estadual será realizada no dia 1 de março, no Hotel Radission, a partir das 10h. A cerimônia contará com a participação de todas as inscritas este ano e também das vencedoras dos anos anteriores. No total, 17 empresárias foram avaliadas em três categorias, e serão premiadas as três primeiras colocadas de cada uma delas.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) seleciona e premia relatos de vida de mulheres empreendedoras. O objetivo é reconhecer histórias de mulheres donas do seu negócio, integrantes ou presidentes de associações ou cooperativas e empreendedoras individuais, que transformaram seus sonhos em realidade. Esses relatos servem como exemplo e motivação para outras brasileiras tornarem realidade o sonho de empreender.

Puderam concorrer ao Prêmio mulheres empreendedoras com mais de 18 anos, donas de empresas de micro e pequeno porte, membro de negócio coletivo ou Empreendedora Individual. É obrigatório que o empreendimento da candidata tenha, pelo menos, um ano de existência. O prêmio é dividido em três categorias: Pequenos Negócios, Negócios Coletivos e Empreendedora Individual.

Para Pollyanna Melo, analista da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae Alagoas, o prêmio é uma forma de reconhecimento para as mulheres empreendedoras, e é importante que outras se inspirem e sejam estimuladas a participar e divulgar seus negócios.

“Havia uma disparidade muito grande entre a quantidade de homens e mulheres donos de negócios, e, hoje, já existe um equilíbrio. Esse prêmio é muito importante porque reconhece as histórias dessas mulheres, que são mães, esposas e donas de casa, e que conseguem fazer tudo isso e ainda administrar um negócio”.

Reconhecimento

Vera Lúcia Pereira de Castro é presidente da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago, localizada em Marechal Deodoro. A entidade, sem fins lucrativos, desenvolveu um caminho inspirado no de Santiago de Compostela, chamado Caminho Lagunar. Turistas alagoanos e de todas as partes do Brasil podem passear por esse caminho e conferir as belezas e surpresas do local.

O caminho, que também é feito a pé, assim como o original, começa em Santa Luzia do Norte, passa por quatro municípios e nove comunidades, terminando em Marechal Deodoro. O objetivo da associação é ajudar a desenvolver as comunidades locais, fazendo com que os turistas passem por dentro delas e conheçam a cultura, o artesanato, a gastronomia e os produtos e serviços oferecidos.

Para Vera, participar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi muito positivo em vários aspectos, principalmente na visibilidade que a associação atingiu após ser vencedora na categoria Negócios Coletivos, no ciclo de 2011. “Hoje, quando vou vender a rota para pessoas de outros estados, explicar a programação, enfim, alguns já sabem, já conhecem e ouviram falar através de alguém. Foi uma experiência única sair vencedora desse prêmio, e principalmente porque as mudanças nas comunidades são visíveis devido ao fato de que os moradores locais precisaram se aprimorar para atender toda essa demanda. É bom ser agente modificador da realidade, que, às vezes, é dura em nosso estado”.

Deixe o seu comentário