02/01/2013 12h18

Previna-se e cuidado para não cair nas armadilhas financeiras oferecidas pelos bancos

Título de capitalização e previdência privada são dois produtos bastante oferecidos pelos gerentes

Títulos de capitalização rendem pouco

Valdi Junior/VALOR MERCADO

Os clientes das instituições financeiras, dos bancos principalmente, devem ficar muito atento às conversas de gerentes de suas contas que tentam vender (empurrar) alguns produtos financeiros tidos como boas opções de rendimento. São eles: títulos de capitalização e previdência privada.

Os títulos de capitalização são vendidos como oportunidade de ganhar dinheiro extra através de sorteio mensal. O sorteio ocorre, porém, a sorte é para alguns. E tem mais: apenas uma parcela do dinheiro depositado todo mês concorre ao prêmio.

Contudo, a parte mais pervesa do título de capitalização, é que o cliente – proprietário do título – só pode desfazê-lo sem perda quando honrar o período do contrato de 60 meses (geralmente). Fazer o resgate antes é perder dinheiro na certa, porque só recebe um percentual do valor depositado.

Por isso, muito cuidado ao adquirir um título de capitalização que é corrigido pela baixa Taxa Referencial. Depois de adquiri-lo é bom resgatar no prazo de cinco anos para não perder dinheiro.

Quanto à previdência privada é muito interessante para quem deseja ter uma segurança numa idade mais avançada. O dinheiro depositado com vista à aposentadoria é uma boa opção até porque a previdência pública sozinha não atende aos interesses do brasileiro.

O cliente – proprietário da previdência privada – deve ficar atento para fugir das altas taxas de administração e se possível da taxa de carregamento. A taxa de administração acima de 1% em tempo de juros baixos corrói todo o esforço de economizar para ter uma vida tranquila mais a frente.

Portanto, clientes tenham sabedoria para lidar com as artimanhas dos gerentes de bancos para não cair nas armadinhas financeiras.

Existem outras opções de rentabilidade. A poupança é uma delas. Melhor ainda os títulos do tesouro nacional.

 

 

TAGS:

Deixe o seu comentário