04/12/2012 12h13

Sebrae Alagoas realiza quase 10 mil atendimentos via Ação Empreendedora

Programa Sebrae nos Territorios da Cidadania foi lançado, em 2012, em 28 municípios alagoanos

Sebrae Alagoas vem ajudando a construir e expandir os pequenos negócios

Assessoria/Sebrae-Alagoas

O Programa Sebrae nos Territórios da Cidadania, que visa estimular o crescimento e o desenvolvimento empresarial através da cultura do empreendedorismo, levou a 28 municípios de Alagoas, ao longo deste ano, a Ação Empreendedora, que ofereceu atendimentos, formalização, capacitações e consultorias aos empresários do interior do estado. Ao todo, foram realizados 9.492 atendimentos.
O objetivo do programa é reforçar o atendimento empresarial nas regiões do estado, realizando atividades como atendimento individual, através do programa Negócio a Negócio; e orientação setorial, com direcionamentos voltados para as áreas do comércio, serviços e agronegócios em cada município.
Dos 9.492 atendimentos realizados nos 28 municípios que receberam a Ação Empreendedora, 379 foram formalizações como Empreendedores Individuais, que passaram a usufruir de benefícios como cobertura previdenciária, diminuição de burocracia administrativa e financeira, fácil acesso a serviços bancários e crédito, facilidade para comercializar com o governo, compras e vendas em conjunto, redução de carga tributária, entre outros.
Para o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Alagoas, Ronaldo Moraes, todos os municípios têm a capacidade de se desenvolver através da Ação Empreendedora, e é a partir do encontro entre eles e o Sebrae que essa cultura do empreendedorismo pode ser trabalhada.
“A partir do momento em que mostramos para eles a alternativa do empreendedorismo, os empresários e moradores dos municípios passam a enxergar isso como uma opção para a vida e para o desenvolvimento de suas cidades. Eles deixam de acreditar que só poderiam dar certo tendo empregos na prefeitura ou trabalhando com cana-de-açúcar e passam a acreditar na sua ideia e no seu negócio. É assim que surgem as padarias, as farmácias e os mercadinhos”, exemplificou.
Os municípios que receberam a Ação Empreendedora em 2012 foram: Murici, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Major Izidoro, Olho d’Água das Flores, Viçosa, Quebrangulo, Taquarana, Delmiro Gouveia, Cajueiro, Pilar, Pariconha, Arapiraca, Porto Calvo, Junqueiro, Pão de Açúcar, Girau do Ponciano, Senador Rui Palmeira, Canapi, Jundiá, Campestre, Jacuípe, Matriz do Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Olivença, Monteirópolis, Jacaré dos Homens e Piranhas.
Além desses, 72 municípios receberam a consultoria do Negócio a Negócio, que proporcionou para os empresários locais o desenvolvimento de seus empreendimentos. No programa, através de um diagnóstico das empresas, é construído um plano de ação com soluções para a melhoria do negócio.
Ainda segundo Ronaldo Moraes, o Programa Sebrae nos Territórios da Cidadania pretende estender ainda mais as ações durante o ano de 2013. A ideia é levar a Ação Empreendedora para mais 31 municípios alagoanos.

Deixe o seu comentário