12/11/2012 7h46

Sindaçúcar-AL e Projeto Agora levam energia mais limpa a escolas de Alagoas

Projeto educacional é direcionado a alunos de 14 mil escolas públicas das redes estaduais

Projeto Agora mostra aos estudantes a viabilidade de produzir energia limpa no Brasil
O Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) – em parceria com o Projeto Agora e a Editora Horizonte – realiza, este ano, a primeira edição do “Desafio Energia Mais Limpa 2012”. O projeto educacional é direcionado a alunos de 14 mil escolas públicas das redes estaduais de ensino matriculados no 8º e 9º anos.
O Projeto AGORA – lançado em 2009 no Ethanol Summit – é uma das maiores iniciativas de comunicação institucional do agronegócio brasileiro com o objetivo de integrar a cadeia produtiva da cana em torno da divulgação da importância da agroenergia renovável.
O projeto Desafio Energia + Limpa 2012 prevê a participação de mais de 900 mil estudantes e pretende conscientizar jovens de dez estados brasileiros e do Distrito Federal (DF) sobre as diferentes fontes energéticas disponíveis, entre elas o etanol e a bioeletricidade derivados da cana.
Segundo levantamento realizado pelo setor, os dois produtos já respondem por 16% de toda a energia utilizada no País. As inscrições para a participação no programa foram encerradas no último dia 20 de setembro.
Serão beneficiados com a iniciativa unidades de ensino nos Estado de Alagoas e dos demais Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
Para o trabalho em sala de aula, serão distribuídos materiais didáticos. Cada kit será composto por: Caderno do Professor; DVD Multimídia, Pôsteres, Cartazes de divulgação.
São 15 associações e empresas do setor sucroenergético unidas na geração de conhecimento, na disseminação de impactos sociais e ambientais positivos e, fundamentalmente, na disponibilização e ampliação de esclarecimentos para a conscientização da opinião pública sobre as questões da indústria da cana-de-açúcar e a sustentabilidade.
O Desafio Energia Mais Limpa 2012 traz às salas de aula debates e atividades relacionadas à produção e ao consumo de energia no país, assunto que vem sendo abordado pelo setor a alguns anos e visa proporcionar um estilo de vida que possibilite a sustentabilidade, sem o esgotamento de recursos naturais, mesmo em um país de proporções continentais.
Ao fim deste trabalho, cada aluno fará uma carta, dirigida à presidente da República do Brasil, que deverá responder à seguinte pergunta: “Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?”.
Seguindo os moldes de todos os projetos educacionais realizados pelo AGORA o “Desafio Energia + Limpa” também vai alcançar cerca de 40 mil profissionais de educação, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos.
Os alunos autores das produções selecionadas, seus respectivos professores e escolas receberão tablets, notebooks e datashows, em proporção conforme indica o regulamento.

Os 10 finalistas de cada estado contam com a possibilidade de ter seus trabalhos publicados no site oficial, além de receberem um certificado de menção honrosa do projeto.

Deixe o seu comentário