07/11/2012 8h42

Presidente da Fiea participa do lançamento do projeto Nordeste Competitivo

Nordeste Competitivo é o terceiro estudo realizado pela CNI

Empresários e representantes de governo participam do Nordeste Competitivo
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, acompanhado do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômicode Alagoas, Luiz Otávio Gomes, do Senador por Alagoas Benedito de Lira, do seu primeiro vice-presidente, José da Silva Nogueira Filho, do superintendente do Instituto Elvaldo Lodi em Alagoas, Hélvio Vilas Boas e da superintendente de transporte e Logística da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Roberta Rosas, participou na terça-feira (30), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, do lançamento do projeto Nordeste Competitivo.
O projeto feito pela CNI, em parceria com as federações das indústrias dos nove estados do Nordeste, é um estudo para diagnosticar os principais gargalos na infraestrutura de transportes da região. Além de projetar a produção industrial, agropecuária e extrativista da região até 2020, a iniciativa visa identificar a necessidade de investimentos em logística nos próximos anos a fim de permitir o escoamento desses produtos para os mercados interno e externo.
“Com o Nordeste Competitivo, a CNI pretende ajudar o governo a planejar no médio e longo prazo a infraestrutura de transporte e logística na região para integrar física e economicamente os estados”, destaca José Carlos Lyra de Andrade.
O Nordeste Competitivo é o terceiro estudo realizado pela CNI, que já divulgou os planos Sul Competitivo e Norte Competitivo. Responsável por 13,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a região Nordeste precisa investir R$ 25,8 bilhões em infraestrutura nos próximos oito anos para garantir o escoamento da produção, sendo R$ 13 bilhões em propostas prioritárias. Esse valor é necessário para tocar os 83 projetos de ampliação e modernização de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Deixe o seu comentário