12/11/2012 12h30

Presidente da Algás coordenará encontro na Sudene sobre setor energético nacional

Encontro vai reunir secretários de Energia do Nordeste que acontecerá em Recife

Geoberto Espírito Santo, presidente da Algás

Amanda Amôa/Algás

Nesta terça-feira (13), o diretor presidente da ALGÁS, Geoberto Espírito Santo participará do encontro com os Secretários de Energia do Nordeste que acontecerá em Recife, na sede da SUDENE. O encontro será coordenado pelo superintendente da SUDENE, Luiz Gonzaga Paes Landim, e pelo diretor presidente da distribuidora alagoana de gás natural, na condição de vice-presidente de Planejamento Energético do Fórum Nacional dos Secretários de Estado para Assuntos de Energia.

Durante a ocasião, serão discutidos assuntos como: a necessidade de leilões regionais e por fonte; a matriz energética nacional que está sendo definida por preço de leilão de geração; as futuras perdas de acumulação nos reservatórios das hidrelétricas; a concentração de térmicas no Nordeste, inclusive com óleo combustível e diesel; a necessidade de revisão do planejamento decenal da EPE; a dificuldade de suprimento de gás natural para empreendimentos termelétricos e de uma política de preços para o mesmo; a regulação da Lei do Gás nos Estados; e a falta de linhas de conexão ao sistema para a interligação das usinas eólicas que estão prontas para entrar em operação.

Outras questões também serão debatidas na vasta agenda da reunião, como: a retomada do etanol como combustível alternativo e como energético que apresenta vantagens ambientais; as obras para a Copa do Mundo em atraso; a implantação do Plano Nacional de Eficiência Energética no Nordeste; o investimento projetado pelas empresas de energia e que não estão sendo feitos; o aumento nos índices relativos a duração e frequência de interrupções; problemas recentes do sistema interligado que afetaram o Nordeste; planejamento para o uso adequado das autorizações da ANEEL para a aplicação do smart grid e trocas de energia solar e eólica gerada nas residências com as concessionárias a partir de 2014; e o reflexo da renovação das concessões das empresas de energia elétrica nos Estados.

Para o diretor presidente da Algás, o encontro é de grande importância para o setor energético do Nordeste, bem como do país. “Serão debatidas, durante o encontro, questões cotidianas que precisam de atenção e soluções. Será uma ótima e fundamental oportunidade para definir os rumos do setor energético.” afirmou Geoberto.

 

Deixe o seu comentário