08/11/2012 15h45

Difusora conquista Prêmio Allianz Seguros, com os jornalistas Carlos Madeiro e Giuliano Porto

Reportagem vencedora tem como tema: ‘O litoral de Alagoas: um mar de irregularidades’

Jornalistas Giuliano Porto e Carlos Madeiro, vencedores do Prêmio Allianz categoria Radiojornalismo

 

Iranei Barreto com Ascom da Allianz Seguros

A Rádio Difusora de Alagoas, emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), conquistou a premiação máxima da 6ª edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, com a matéria “O litoral de Alagoas: um mar de irregularidades”, dos jornalistas Carlos Madeiro e Giuliano Porto. A cerimônia de anúncio dos vencedores aconteceu nesta quarta-feira, dia 06, em São Paulo.

“O litoral de Alagoas: um mar de irregularidades” denuncia os problemas legais, sociais e ambientais do litoral alagoano gerados pelo desrespeito ao meio ambiente, além de citar os aspectos históricos que causaram danos ao patrimônio natural do Estado, assunto fundamental para uma economia local que gira em torno do turismo.

“Vencer um prêmio é de uma satisfação muito grande, pelo reconhecimento, pela valorização e por saber que nosso trabalho ganha mais visibilidade e respeito, além de também reproduzir em maior escala a reportagem que nos levou à vitória,”  destaca Giuliano Porto.

Para o jornalista Carlos Madeiro, ganhar um prêmio nacional é sempre um reconhecimento importante não só para o profissional, mas para a emissora de rádio. “Concorremos com grandes rádios, chegamos a uma final onde disputamos com emissoras como Bandeirantes e CBN e vencemos. Isso eleva o nome do jornalismo alagoano”, ressalta.

Ainda segundo Madeiro, “Por se tratar de emissora de comunicação pública, fico ainda mais feliz, pois temos como objetivo levar informações de interesse social. O tema mudanças ambientais é fundamental e muito importante nos tempos atuais, mas não é tema frequente de matérias. Nós contribuímos com o nosso papel, e fomos reconhecidos por isso,” comemora.

Esta não é a primeira vez que a dupla de jornalista conquista uma premiação. Em 2011, Carlos Madeiro e Giuliano Porto foram os ganhadores do Prêmio Braskem de Jornalismo, na categoria Radiojornalismo, com a matéria “Carência de leitos de UTI no HGE faz paciente esperar 12 dias por uma vaga”. E, em maio deste ano, os jornalistas foram vencedores na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Radiojornalismo, com a matéria “Pioneirismo empresarial leva tecnologia a criadores de ovinos e caprinos no Sertão de Alagoas”.

Para o diretor da Rádio Difusora, Afrânio Godoy, o pontapé dado pelo Prêmio Braskem de Jornalismo ao valorizar as reportagens também do radiojornalismo, criando essa categoria, foi um estímulo a mais para sua equipe. “O radiojornalismo sempre foi esquecido nos prêmios dedicados às reportagens, com o avanço do Prêmio Braskem de Jornalismo estendido ao radiojornalismo motivou a produção de matérias desse tipo, com a dupla Giuliano Porto e Carlos Madeiro conquistando prêmio nacional”, diz Godoy.

A reportagem “O litoral de Alagoas: um mar de irregularidades” foi uma das 1555 reportagens inscritas no Prêmio. No tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais concorreram 1099 trabalhos. Além da reportagem vencedora, foram finalistas: “Em paz com a natureza, de bem com a saúde”, de Dina Sampaio, Jangadeiro FM; “Mamirauá: um caminho para a Amazônia Sustentável”, de Fabíola Cidral, Rádio CBN; “Contaminação do solo em Mauá”, de Chico Prado, Rádio Bandeirantes; “Desafios no Vale do Ribeira”, de Petria Chaves, Rádio CBN.

As reportagens foram julgadas por dois comitês independentes: o primeiro de Seleção e Julgamento, formado por 20 jurados, e o segundo de Premiação, com 10 jurados. Ambos os júris foram compostos por jornalistas experientes, pesquisadores de instituições como INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), USP, Embrapa/Unicamp, ONGS como a SOS Mata Atlântica, professores universitários e profissionais especializados nos temas do concurso. Não houve nenhum envolvimento da Allianz Seguros em todo esse processo.

O Prêmio foi lançado pela Allianz Seguros em 2007 para valorizar o trabalho da imprensa na cobertura do setor de seguros e, já no ano seguinte, foi incluso o especial de sustentabilidade, com foco em clima e meio ambiente.

A matéria vencedora da Difusora está disponível no youtube, no link http://www.youtube.com/watch?v=F0mJqUyFoVo&feature=plcp.

Allianz Seguros- é uma empresa do Grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa. O grupo conta com 151 mil funcionários que atendem 76 milhões de clientes em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia. A Allianz é a marca global mais sustentável no setor de serviços financeiros. A seguradora aparece na 30ª posição geral no relatório Best Global Green Brands feito pela consultoria Interbrand, líder mundial em avaliação de marcas.

TAGS:

Deixe o seu comentário