16/11/2012 11h27

Cresce a confiança do consumidor de Maceió, apesar do elevado nível de endividamento

Expectativa do consumidor voltou a crescer e atingiu o segundo melhor resultado em 2012

Consumidores estão mais confiantes

O nível das expectativas econômicas do consumidor da capital alagoana voltou a crescer e atingiu o segundo melhor resultado em 2012, conforme dados da pesquisa sobre o Índice de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Maceió desenvolvida pelo Banco do Nordeste em parceria com o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD).

Entre os meses de outubro e novembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou 139,2 e 157,2 pontos, respectivamente. A elevação é bem vista, uma que a medição do ICC varia de 0 a 200 pontos e resultados acima de 100 geram expectativa positiva.

O ICC é composto pelos Índices de Situação Presente do Consumidor (ISP) e de Expectativas Futuras do Consumidor (IEF). O primeiro avalia o momento para aquisição de bens duráveis e a situação financeira atual da família do consumidor em um período de tempo de no máximo trinta dias. A pesquisa apontou que, neste mês de novembro, ISP teve um ligeiro incremento, chegando a 150,1 pontos; 3,8 pontos a mais do que o registrado no mês passado.

Por sua vez, o IEF mede as expectativas do consumidor sobre o futuro econômico do país, a situação financeira da família e a situação em geral no Brasil para os próximos 12 meses. Dados da pesquisa demonstraram um aumento no IEF, saltando de 135,2 pontos (em outubro) para 161,9 pontos em novembro. Este é o maior nível registrado em 12 meses. Com essa elevação, fica o IEF como o maior responsável pela considerável elevação do ICC deste mês.

De acordo com o consultor econômico da Fecomércio/AL e professor de economia da UFAL, Fábio Guedes, os resultados trazem boas expectativas, pois demonstram que, apesar do crescimento dos níveis de endividamento, o consumidor da capital alagoana continua firme em sua confiança na economia do país e em sua situação familiar, dentre outros aspectos pesquisados.

 

Outros números

A pesquisa revelou, também, que 83,6% dos consumidores desejam comprar algum bem de consumo durável no próximo mês. Quanto à análise da situação financeira da família, aproximadamente 88,3% dos entrevistados consideram ótima ou boa. A perspectiva otimista também pode ser percebida no tocante à situação econômica para os próximos 12 meses: 95,3% dos entrevistados acham que ela melhorará.

A taxa percentual de intenção de compra caiu um pouco, saindo de 37%, no mês passado, para 29,5% este mês. “Considerando o nível de endividamento registrado também em novembro, talvez esse resultado possa estar associado ao reconhecimento, por parte do consumidor, de que sua capacidade de compra está um pouco prejudicada”, afirma Guedes.

Entre os principais itens que os consumidores estão dispostos a adquirir estão: vestuário (25,4%), calçados (23,5%), celular (20,1%), televisão (15,3%), automóvel (13,7%), computador (11,3%), móveis (8,8%), imóvel (5,9 %), câmera digital (5,7%), máquina de lavar roupa (5,6%), motocicleta (5,4%), micro-ondas (5,2%), geladeira (5%), fogão (4%), aparelho de DVD (2,7%), MP3/MP4 (1,9%), aparelho de som (1,4%), freezer (1,3%).

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