09/11/2012 11h12

Bolsa Família [controverso] faz sua história: R$ 22 bilhões e 14 milhões de famílias beneficiadas

Programa tem ajudado as famílias mais humildes; e agora, tem sido o meio de sobrevivência dos nordestinos atingidos pela seca

 

Bolsa Família chega a 50 milhões de brasileiros

Valdi Junior/VALOR MERCADO

O Bolsa Família, criticado por muitos, tem o seu valor e sua relevância social e econômica. Talvez o problema resida no fato de ainda estar distante do objetivo final e pleno: dar o passe final [no jargão futebolístico] para que famílias rompam o círculo da miserabilidade para a condição de vida digna, exercendo e usufruindo do direito de cidadania.

Porém, os números do Bolsa Família são impressionantes estatisticamente, socialmente e financeiramente. Com todas deficiênicas, está ajudando a construir um Brasil mais humano.

Leiamos e vejamos os números do Bolsa Família e seu impacto nas camadas mais humildes da população brasileira desde o início do programa até agora:

- R$ 22 bilhões liberados para as famílias [que foram direto para o consumo].

- 14 milhões de famílias beneficiadas.

- 54 milhões de pessoas beneficiadas

E dados importantíssimos que amenizam o discurso dos críticos:

- evasão de 3% no ensino fundamental das crianças das famílias assistidas pelo Bolsa Família

- evasão de 3,5 no ensino fundamental  das crianças cujas famílias não são assistidas pelo Bolsa Família.

- evasão de 7,2% no ensino médio (com o Bolsa Família)

- evasão de 11, 5% no ensino médio (sem Bolsa Família)

- taxa de aprovação de 80,8% das crianças assistidas pelo Bolsa Família.

E o Bolsa Família está revelando sua força na Região Nordeste, agora, como suporte, ou melhor único meio de sobrevivência para as famílias atingidas pela estiagem prolongada que atinge fortemente a região. Mesmo o Nordeste passando pela seca, considerada a mais severa dos últimos 50 anos, o brasileiro não está tendo o desprazer de assistir notícias sobre morte de crianças desidratadas pela falta de água e alimentação.

E o quadro menos dramático da situação vivida pelos sertanejos deve-se, e muito ao Bolsa Família. Não é o programa ideal e tem muitas falhas, porém, é o sustento de muitas famílias que não dispõem de meio de sobrevivência.

O Bolsa Família tem sido fundamental para aplacar a fome de muitos brasileiros e dar ao próximo a possibilidade de sonhar e, sobretudo, de viver.

 

Deixe o seu comentário