05/11/2012 7h18

Alagoas realiza I Fórum Regional da Indústria do Plástico

Evento terá foco em inovação e sustentabilidade para a cadeia no estado, que é referência nacional

Indústria de plástico avança em Alagoas

Assessoria/Sebrae-Alagoas

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da indústria de transformados plásticos e proporcionar a troca e ampliação do conhecimento a todas as entidades representativas do setor, será realizado, nos dias 8 e 9 de novembro, o 1º Fórum Regional da Indústria do Plástico. A expectativa é que o evento receba mais de 200 participantes, entre empresários, sindicatos, fornecedores, investidores, pesquisadores, profissionais e estudantes.

O evento será realizado no Hotel Radisson, e conta com uma programação mista. No primeiro dia, serão realizadas palestras com grandes nomes do setor, tendo como foco a inovação e a sustentabilidade na cadeia do plástico. No segundo dia, duas visitas técnicas serão promovidas: uma à nova planta da Braskem, em Marechal Deodoro, e a outra ao Núcleo de Tecnologia do Plástico, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro do Tabuleiro.

De acordo com Fernando Tenório, analista da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae Alagoas, o objetivo do fórum é mostrar o panorama do plástico e trazer informações sobre inovação nessa área. “A intenção é divulgar a Cadeia Produtiva aqui do estado e desmistificar a ideia de que o plástico é o vilão do meio ambiente, por isso um dos focos do evento é sustentabilidade. A Cadeia de Química e Plástico é economicamente viável e ambientalmente sustentável, e é o que vamos tentar mostrar”, declara.

A realização do evento é uma parceria entre o Sebrae, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o Sindicato das Indústrias de Plástico e Tinta do Estado de Alagoas (Sinplast), a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Braskem.

Panorama

Com um faturamento de R$ 50,68 bilhões em 2011, esse setor é o terceiro maior empregador da indústria de transformação brasileira, com 351.306 postos de trabalho. Alagoas é o maior produtor de PVC da América Latina, e possui uma estruturada Cadeia Produtiva da Química e do Plástico, referência no país, constituída por mais de 60 empresas, da primeira, segunda e terceira geração.

Deixe o seu comentário