17/10/2012 7h59

Estado quer inserir ostra na cadeia produtiva do turismo

A proposta de comercialização é baseada em selo de qualidade de comércio justo

Cultivo de ostra também pode entrar na cadeia produtiva do turismo
Assessoria
A secretaria de Estado do Turismo – Setur, participou na manhã de hoje, 16, da reunião com o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e Sebrae. Em pauta, a inserção da ostra na cadeia produtiva do turismo. De início o projeto será implantado em Maceió e nas regiões do litoral Sul e Baixo São Francisco.

Trata-se de uma ação de fortalecimento da pesca e aquicultura em Alagoas, com a parceria da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID; da Agência Brasileira de Cooperação – ABC; do IABS e do Governo do Estado de Alagoas.

A ideia do grupo que coordena o projeto é construir um plano de ação, traçar estratégias de comercialização, e fomentar a depuradora de ostras existente em Coruripe, além da realização de Famtour e evento gastronômico para divulgar e promover o produto turístico. Para isto, o projeto ainda conta com a parceria local do comitê local do IABS; Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura – SEPAC; Secretaria de Estado do Planejamento – Seplandes; Sebrae; Prefeitura de Coruripe e associações de produtores de ostra desse município.

Com o apoio da Setur-AL, o IABS identificou os bares, restaurantes e hotéis que poderão inserir a ostra em seu cardápio. Cerca de 170 empreendimentos que servem comida sertaneja, frutos do mar e cozinha oriental serão entrevistados até o dia 31 deste mês, para saber do interesse em comercializar o produto.

Segundo Marcela Pimenta, coordenadora local do projeto, a proposta de comercialização é baseada em selo de comércio justo, com um trabalho de base comunitária.

Segundo Mell Bezerra, Diretora de Articulação, Negócios e Investimentos, a Setur, em parceria com algumas agências de turismo, irá formatar um produto turístico baseado na atividade do cultivo de ostras. O intuito é  fomentar esta atividade que visa trabalhar com as comunidades envolvidas para inseri-las no desenvolvimento local gerando emprego e renda para a região. “O turista que vem a Alagoas poderá visitar a Palatéia – comunidade produtora de ostras, na beira da Lagoa do Roteiro, Barra de São Miguel e o depuradora em Coruripe.”, garante

Deixe o seu comentário