15/10/2012 7h37

Eletrobras vai repassar a Ceal para a iniciativa privada

Companhia energética ainda opera no vermelho, embora tenha melhorado o desempenho nos últimos anos

Ceal deve ser levada a leilão pelo Governo Federal

Valdi Junior/VALOR MERCADO

Está decidido. A Eletrobras vai desfazer-se de várias companhias de energia elétrica federalizadas, a exemplo da Ceal. O Governo Federal não tem interesse mais em administrar essas empresas cujas contas não fecham, embora tenha ocorrido um processo de fiscalização e de aperto contra os inadimplentes e novos investimentos. O caso mais emblemático é o cerco as usinas de cana-de-açúcar que acumulam um passivo de R$ 128,8 milhões em contas atrasadas com a Eletrobras.

A situação dessas companhias também é agravada pela influência política. Políticos sempre querem indicar pessoas ligadas a eles [mesmo que não possuam competência paral tal]. São condições que atrapalham a eficiência de gestão das empresas. Agora, essa realidade tem sido cada vez mais restrista no Governo de Dilma Roussef que tem optado por nomear técnico competente no setor.

Apesar dessa tendência de o Governo Federal querer livrar-se dessas companhias energética e repassá-las para o setor privado, não é muito fácil. Terá que oferecer bônus para o futuro comprador. A Ceal, por exemplo, ainda apresenta déficit. Se não bastasse, a companhia ainda tem um passivo trabalhista que ronda a cifra de R$ 1 bilhão.

A Eletrobras que desfazer-se das companhias dos seguintes estados: Piauí, Roraima, Acre, Amazonas, Rondônia e Alagoas.

 

 

 

TAGS:

2 Comentários

  1. Claudio Tavares   escreveu:

    Fontes, meu caro. Cadê as fontes dessas informações. Mas por favor, não me venha com as fontes anônimas da Ag. Reuters, pois nessa mesma matéria a Eletrobras nega essas informações.

  2. bruno   escreveu:

    Qual a fonte?

Deixe o seu comentário