29/10/2012 9h19

Consumidor vai pagar caro a energia gerada pelas térmicas. Redução da conta em 2013 agora é dúvida

Acionamento das termelétricas é para assegurar a geração de energia elétrica e evitar novos risco de apagão

Termelétricas vão responder por 40% da energia elétrica produzinda no Nordeste

Valdi Junior/VALOR MERCADO

O Governo Federal, por meio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), acionou as termelétricas a óleo diesel para assegurar a oferta de energia elétrica nesse período em que os reservatórios das hidrelétricas estão um pouco abaixo do nível de seguraça. As termelétricas vão jogar no sistema a partir de hoje cerca de 3.500 megawatts médios (MW/m). Tal medida vai afetar o bolso do consumidor.

O custo da energia elétrica gerada pelas termelétricas é mais alto em relação as hidrelétricas. Com isso, o Governo Federal repassará esse custo para o consumidor, o que deverá eliminar ou diminuir os efeitos da baixa no preço da energia elétrica a partir de janeiro [conforme anunciado pela presidente Dilma Roussef].

O acionamento das termelétricas é para evitar o apagão, que, no período de 40 dias, ocorrera duas vezes. Um problema que não pode repetir devido os prejuízos econômicos e sociais além dos transtornos que causam ao povo.

Por falar em apagão, especula-se que tal problema possa ser fruto de boicote das empresas privadas de energia elétricas inconformadas com a decisão da presidente Dilma Roussef de forçar a baixa no preço da energia, o que acaba reduzindo a margem de lucro.

O certo, é que o consumidor vai mais uma vez pagar a conta do apagão. O brasileiro parece ser predestinado a sempre pagar imposto. Quando há sinal de que a coisa possa vir a melhorar, há de ocorrer algo.

É o Brasil.

 

 

 

Deixe o seu comentário