19/10/2012 11h57

Confiança do consumidor de Maceió cai entre setembro e outubro

Contrariando o resultado negativo do ICC, a taxa percentual de intenção de compra cresceu

Comerciante registra desaceleração nas vendas

Assessoria/Fecomércio

O nível das expectativas econômicas do consumidor da capital alagoana declinou. É o aponta a pesquisa sobre o Índice de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Maceió realizada pelo Banco do Nordeste em parceria com o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD).

 De acordo com o estudo, a queda no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) chegou a alcançar 11,8 pontos, o que representa uma redução percentual de 7,8%. O ICC mede a confiança do consumidor na sua capacidade de compra e na situação econômica do país e varia de 0 a 200 pontos, sendo que acima de 100 a expectativa é considerada positiva. Em setembro, este índice alcançou 151,4 pontos, mas, em outubro, caiu para 139,6 pontos. Foi o pior resultado em 12 meses.

O ICC é composto pelos Índices de Situação Presente do Consumidor (ISP) e de Expectativas Futuras do Consumidor (IEF). O primeiro avalia o momento para aquisição de bens duráveis e a situação financeira atual da família do consumidor em um período máximo trinta dias; o segundo, mede as expectativas do consumidor sobre futuro econômico do país e a situação financeira de sua família para os próximos 12 meses.

 De acordo com a pesquisa, enquanto o ISP teve um incremento de 0,2%, saindo de 146 pontos em setembro para 146,3 pontos em outubro, o IEF despencou 12,8%, sendo o maior responsável pela redução do ICC no mês considerado.

 Na análise dos dados apresentados, o consultor econômico da Fecomércio/AL e professor de economia da Ufal, Fábio Guedes Gomes, a redução do ICC “pode estar associada a três fatores: a proximidade do final de ano, quando muitos consumidores são contratados temporariamente nas atividades de comércio e serviços; a possibilidade de aumento do nível de endividamento em razão das compras de final de ano; e as mudanças em vários preços da economia no primeiro trimestre de 2013”.

A pesquisa revelou, ainda, que 84,5% dos consumidores desejam comprar algum bem de consumo durável no próximo mês de novembro e que aproximadamente 88% dos entrevistados consideram ótima ou boa a situação financeira da família em comparação ao mês de outubro do ano passado. Quanto à situação econômica nos próximos 12 meses, 79% dos entrevistados acham que ela melhorará.

A taxa percentual de intenção de compra também cresceu, saindo de 27,9%, em setembro, para 37%, em outubro, contrariando um pouco o resultado negativo do Índice de Confiança do Consumidor.

Entre os principais itens que os consumidores estão dispostos a adquirir em são: vestuário (14,7%), celular (13,9%), máquina de lavar roupa (13,3%), calçados (11,5%), automóvel (9,9%), televisão (9,1%), computador (8,8%), fogão (7,9%), motocicleta (7,6%), geladeira (6,7%), imóvel (6,1 %), freezer (4,5%), câmera digital (4,0%), aparelho de som (3,3%), móveis (3,3%), microondas (0,7%), aparelho de DVD (0,5%).

Acesso a pesquisa completa pelo site http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd

Deixe o seu comentário