04/10/2012 11h18

Algás estuda aumentar a capacidade do gasoduto Penedo-Arapiraca

Cálculos indicam aumento de 50% no investimento previsto inicialmente de R$ 30 milhões

Reprodução do traçado do gasoduto Penedo-Arapiraca. Base de dados cartográficos da Algás

Assessoria/Algás

As pesquisas de mercado realizadas pela ALGÁS na cidade de Arapiraca, para a futura utilização do gás natural nos segmentos residencial, comercial, industrial e automotivo, ainda não coincidem com as potencialidades do município alagoano, considerado como o principal centro econômico do interior do Estado.

Entretanto, a diretoria da ALGÁS já estuda, ainda na fase de projeto executivo, substituir o diâmetro do gasoduto Penedo-Arapiraca de 6 polegadas para 8 polegadas. Nesse caso, os cálculos indicam que haveria uma duplicação na capacidade de transporte com um acréscimo de apenas 50% no investimento originalmente previsto, que foi de R$ 30 milhões.

De acordo com o diretor presidente da ALGÁS, Geoberto Espírito Santo, o estudo para o incremento da capacidade do gasoduto está em consonância com as perspectivas de desenvolvimento do Estado envolvendo a cidade de Arapiraca. “Decidir pela duplicação da capacidade de distribuição do gasoduto Penedo-Arapiraca envolve uma profunda análise estratégica, alinhada à visão de futuro da Companhia, com base no comportamento do mercado arapiraquense atual e futuro”, destaca Geoberto.

Com a palavra, o mercado. A conclusão do projeto executivo está prevista para a primeira quinzena de novembro próximo e a licitação da obra para o primeiro trimestre de 2013.

 


Deixe o seu comentário