26/10/2012 11h03

Agricultores familiares alagoanos clamam ao Estado por reajuste no preço do leite

Aumento dos custos de produção e agravamento da estiagem têm deixado produtores angustiados

Agricultor sertanejo começa a dar cactus ao gado na luta para salvar o rebanho que sofre com a seca

Valdi Junior/VALOR MERCADO

Os produtores de leite estão reivindicam do Governo do Estado reajuste no preço do leite fornecido ao Programa do Leite. O valor de R$ 0,90/litro/leite pago aos pequenos produtores, sobretudo, aos que estão instalados na região do semiárido não está sendo suficiente para cobrir os custos de produção.

A situação está se agravando cada vez mais com a falta de alimentação e de água para o rebanho, o que deixa os pequenos produtores angustiados com a falta de perspectiva de dias melhores, explica o presidente da Federação da Associação Comunitária de Ouro Branco (Facob), Joeci Severiano Silva.

O agricultor familiar Antônio Silva, que possui fazenda no município de Olivença, disse desesperado que a baixa remuneração no preço do leite aliado a falta de alimentação começa deixá-lo cabisbaixo porque todo investimento que fez, está indo por água abaixo. “Estou perdendo os meios de sobrevivência da minha família, que é a renda do leite, uma vez que a produção está caindo muito devido à longa estiagem”.

E, continuou Silva, o rebanho está muito magro e não tenho como alimentá-lo porque não tenho recurso e nem o governo ajuda a ultrapassar esse período crítico.

Embora possua fazenda na região da mata, onde os efeitos da estiagem são menos agressivo, o produtor rural Ricardo Ramalho, ex-presidente da Cooperação da Produção Leiteira em Alagoas (CPLA), disse que essa resistência do Governo do Estado em conceder o aumento no preço do leite do Programa do Leite está causando desespero ao homem do campo – que sobrevive da atividade leiteira – e também as pequenas indústrias de laticínios cuja margem de lucro está cada vez menor.

Segundo Ramalho, os pequenos laticínios integrados ao programa da cooperativa têm elevada relevância social e econômica, porque vai captar leite nos grotões dos agricultores familiares ajudando a fixar o homem no campo, porém, o governo não se atenta, infelizmente, para esse fato.

 

Deixe o seu comentário