16/08/2012 10h25

Único projeto no Nordeste, no Plano Nacional de Logística, ferrovia contempla o Estado de Alagoas

Estado fará parte de novo corredor modal de transporte se interligando com o Centro-Sul e o Centro-Oeste

Presidente Dilma Roussef durante anúncio do Plano Nacional de Logística em Brasília

Valdi Junior/VALOR MERCADO

O Estado de Alagoas foi contemplado indiretamente pelo “Plano Nacional de Logística: Rodovias e Ferrovias” lançado nesta última quarta-feira,15, com o anúncio de construção de ferrovia Salvador (BA) – Recife (PE) para a interligação da Região Nordeste à Região Centro-Sul.  Foi o único projeto para o Nordeste dos investimentos previstos de R$ 133 bilhões para todo o  Brasil no prazo de 30 anos, sendo R$ 75 bilhões programado para  os próximos cinco anos . Ou seja, a presidente Dilma Roussef, com todo direito, ainda deseja colher o bônus do programa no eventual segundo governo.

Como os estados de Alagoas e Sergipe estão situados entre Pernambuco e Bahia, ambos mercados serão beneficiados com a obra da ferrovia incluida neste mais novo Plano Nacional de Logística. Alagoas fará parte de novo corredor modal de transporte se interligando com os portos de Suape e de Salvador e o litoral com o sertão nordestino, por meio da Transnordestina.

A obra da ferrovia assegura ao mesmo tempo a retomada da obra do ramal da ferrovia entre Alagoas e Pernambuco destruído pelas enchentes dos rios Canhoto, Mundaú e Paraíba que ainda não fora retomada. Também será imprescindível para o desenvolvimento econômico porque permitirá e facilitará indústrias alagoanas colocarem seus produtos no mercado interno, principalmente, nas regiões do Centro-Sul e Centro-Oeste. Dois fundamentais mercados brasileiro.

Então, por isso, e muito mais, a ferrovia interligando Salvador a Recife também é uma conquista alagoana. A classe empresarial brasileira aprovou. Vamos superar a burocracia e tocar para frente, pois o povo e o País estão ansiosos por mais infraestrutura.

 

 

 

 

TAGS:

Deixe o seu comentário