06/08/2012 13h29

Microempresário de Batalha investe na fabricação sustentável de produtos de limpeza

BNB faz distribuição do prêmio nesta segunda-feira, 06, a partir das 17h na sede da superintendência estadual

Microempresário Alex Oliveira está entusiasmo com o novo negócio

Assessoria/BNB

O microempreendedor Alex Oliveira Souto é um verdadeiro exemplo de que é possível competir no mercado de maneira sustentável. Com o apoio do microcrédito, ele ampliou sua atividade – fabricação e venda de produtos de limpeza – e incorporou técnicas sustentáveis ao processo produtivo. Cliente do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Banco do Nordeste – Crediamigo, Alex é hoje um exemplo de empreendedorismo, na cidade de Batalha, onde atua, reutilizando garrafas pet para embalagem do material.

Por ser destaque entre os clientes do Programa, em Alagoas, ele será um dos microempreendedores agraciados com o IX Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito, que será entregue na próxima segunda-feira, 6, a partir das 17h, na sede da Superintendência Estadual do BNB. “Ele ingressou no Crediamigo com um crédito de apenas R$ 300,00 e, atualmente, com a lucratividade de seu negócio, já contrata mais de cinco vezes esse valor para capital de giro. É um exemplo de como o microcrédito pode fazer a diferença e mudar a vida de um empreendedor”, declara o gerente de Microfinança Urbana de Alagoas, Carlos Campos.

Força do microcrédito

Alex iniciou sua atividade em 2006; trabalhava com pouca mercadoria, pois não tinha muito capital para investir. Para a venda dos produtos, utilizava uma carroça de mão emprestada. Pensar em inovar e aumentar o estoque na época era quase impossível, já que dependia do recebimento das vendas para aplicar novamente.

Foi então que o microempresário conheceu o Programa Crediamigo e fez seu primeiro crédito no valor de R$ 300,00. Investiu em matéria-prima e obteve uma diversidade de insumos para sua fabricação de produtos de limpeza. Com novos créditos, ele foi aumentando a produção e veio a ideia de tornar sua atividade sustentável, ajudando ainda o meio ambiente, passando a recolher garrafas pet e a reutilizá-las para embalagem do material produzido.

Com o lucro obtido na atividade, ele também pode melhorar a sua qualidade de vida e a de seus familiares: conseguiu adquirir uma casa própria, um veículo para entrega de mercadorias, uma motocicleta, além da educação da filha em escola particular. Sobre o Programa, ele afirma: “quem ainda não é cliente do Crediamigo, que procure tornar-se; pois os resultados são bastante positivos. O Crediamigo realmente ajuda o pequeno negociante a crescer”.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito foi instituído em 2002, com o objetivo de reconhecer as iniciativas de sucesso dentre os clientes financiados pelo Crediamigo (Programa de Microcrédito Urbano Orientado do BNB). São selecionados clientes nos três níveis de estruturação do Programa: subsistência, acumulação simples e acumulação ampliada.

Já para os clientes do Agroamigo (Programa de Microcrédito Rural Orientado do BNB), o Prêmio foi instituído em 2006 a clientes ativos, adimplentes, e que se destacaram nos setores agropecuário, agroindustrial e não-agropecuário no meio rural (comércio, serviço e artesanato).

Este ano, haverá ainda a premiação para produtores que fazem parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Deixe o seu comentário