17/08/2012 14h55

Dilma, Teo, Carlos Fadigas e ministros inauguram nova fábrica da Braskem em Alagoas

Governador Teotonio Vilela Filho e presidente da Braskem Carlos Fadigas ressaltam empreendimento industrial

Presidente da Braskem Carlos Fadigas destaca a nova planta de PVC inaugurada nesta sexta com a presença da presidenta Dilma Roussef, Graças Foster, da Petrobras, do governador Teotonio Vilela, do presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht e de ministros

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A presidente Dilma Roussef, o governador Teotonio Vilela, o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o presidente da Braskem Carlos Fadigas, descerraram nesta manhã de sexta-feira, 17, a placa de inauguração da nova planta de PVC da Braskem no Polo Multifabril José Aprígio Vilela, no município de Marechal Deodoro. A indústria é a segunda planta instalada na mesma área com capacidade para produzir 200 mil toneladas de resina termoplástica de PVC. “Essa nova indústria significa a porta larga para o desenvolvimento industrial do Estado de Alagoas”, afirmou o governador do Estado de Alagoas Teotonio Vilela Filho.

O presidente da Braskem Carlos Fadigas afirmou que a nova planta de resina termoplástica de PVC coloca Alagoas em uma condição especial de maior produtor de resina PVC da América Latina, totalizando 460 mil toneladas (somando a produção da primeira indústria de 260 mil toneladas).

Esse investimento é uma prova inequívoca da aposta da Braskem no Estado de Alagoas e no crescimento regional, disse Fadigas. Hoje o Polo José Aprígio Vilela conta com novas indústrias que utilizam o insumo PVC e fabricam inúmeros produtos da cadeia do plástico e do pvc. “Essa segunda indústria vai expandir ainda mais a cadeia do plástico e do pvc, porque novas indústrias virão. Há contatos de empresários com a Braskem interessados em vir para o Estado aproveitando a oferta de matéria- prima”.

E a Braskem, afirmou o presidnete, está preparada para contribuir para com o desenvolvimento industrial de Alagoas e do País.

O ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior Fernando Pimentel disse estar feliz por inaugurar essa planta que consolida o Estado de Alagoas como o maior petroquímico de PVC da América Latina, o que faz cativar o desembarque de novas indústrias da cadeia da química e do plástico no Estado de Alagoas. “Essa nova empresa mostra que o País tem política industrial e que a economia nacional está no rumo certo sendo impulsionada pelo Programa Brasil Maior”, falou Pimentel.

O governador Teotonio Vilela Filho destacou o momento especial por que passa o Estado de Alagoas – a inauguração da nova planta de PVC da Braskem – com  a presença da representante maior do Brasil, a presidente da República Dilma Roussef.

Teotonio ressaltou a escolha de Alagoas pela Braskem. Essa decisão se deu pela logística e pela segurança jurídica além do apoio incondicional do Governo do Estado e da população alagoana.

Destacou ainda que o sonho dos trabalhadores em conseguir emprego em Alagoas não acabou com o fim da obra civil da fábrica. Disse que novas fábricas desembarcarão no Estado.

Encerrou o discurso agradecendo à presidente Dilma Roussef pelo apoio do Governo Federal em áreas estratégicas no Estado: O Programa da Agricultura Familiar no apoio à produção de farinha de mandioca no Agreste; Programa Água para Todos; Bolsa Estiagem; Seguro Safra; Liberação de recursos para o Pequeno Produtor Rural; Programa Minha Casa, Minha Vida, – onde Alagoas supera a cota pelo terceiro ano seguido -; Canal do Sertão – 50 km prontos para inauguração em dezembro próximo -; e  Plano Brasil Mais Seguro – focado na segurança.

Fala de Dilma Roussef

A presidente Dilma Roussef ressaltou o empenho do empresariado brasileiro que continua investindo em novos projetos, apesar do cenário internacional adverso, bem como a condição de Alagoas de ser o maior produtor de resina termoplástica de PVC na América Latina.

Lembrou da visão política do presidente Luiz Inácio da Silva a soerguer a indústria petroquímica nacional. E o maior exemplo é a construção da unidade industrial da Braskem que representa o sinal de mudança socioeconômica no País. “Isso está amparado no crescimento do mercado interno proporcionado pelo aumento de renda da população”.

Dilma disse que o governo federal comemora a expansão da cadeia da química e do plástico na região. Isso impulsiona o desenvolvimento regional do Nordeste, que é a região que mais cresce no País.

Além do mais, essa parceria Braskem e Petrobras vai ajudar o crescimento sustentado do País porque reduzirá a importação de PVC, ajudando a balança comercial brasileira. “E condição para tal existe, porque essa fábrica é muito competitiva”.

Citou o Plano Nacional Logística: Ferrovias e Rodovias lançado na última quarta-feira que busca destravar as obras de infraestrutura e facilitar a conexão das regiões do País. No Nordeste, a construção da ferrovia Salvador (BA) – Recife (PE) proporcionará essa interligação entre as regiões eliminando os gargalos.

Encerrou sua fala, assumindo o compromisso de estimular a industrialização e a expansão do setor de turismo em Alagoas.

 

 

 

 

Deixe o seu comentário