29/08/2012 8h45

Contradições no mercado projetam Taxa Selic de 7,5% e juros futuros menor

Aumento do endividamento familiar e incertezas no mercado internacional levam a analistas a mudar a previsão de juros futuro

Juros futuros têm previsão de baixa

Valdi Junior/VALOR MERCADO

Quando se projetava para hoje, quarta-feira, 29, a última redução da Taxa Selic de 8% para 7,5% em mais uma reunião da Copom, eis que o alto endividamento das famílias brasileiras e o retorno das incertezas no mundo levaram os analistas a dar uma guinada de 180º na projeção futura da taxa de juros. Optaram pela frase: “esqueça o que disse”. E é o que se configurará hoje.

Os membros do Copom (Conselho de Política Monetária) do Banco Central não só reduzirão a taxa de juros em 0,5 ponto percentual mas manterão o viés de baixa. O que significa dizer que a taxa de juros vai cair mais um pouco na reunião de outubro próximo. [Hoje o mercado trabalha com Taxa Selic de 7,25% no fim de ano].

Por que isso? Porque o cenário em julho era um [luz verde], e agora em agosto é outro [luz vermelha]. O Governo Federal não tem certeza de que a economia vai continuar firme ou seja que os consumidores brasileiros vão continuar comprando. É o que o governo deseja.

Somente assim o Produto Interno Bruto (PIB) pode encerrar 2012 mais interessante: alta superior a 2%. E o número de vagas de trabalhos pode subir um pouco neste fim de ano com a proximidade das comemorações de Natal e Fim de Ano.

Deixe o seu comentário