Valdi Junior/VALOR MERCADO
O Estado de Alagoas aparece bem situado no potencial de crescimento em vendas no Brasil. De um volume de vendas de R$ 5,6 bilhões em 2010, projeta-se para o ano de 2020, um valor expressivo de R$ 16 bilhões, o que corresponde ao expressivo crescimento de 186%. Esse percentual ficará abaixo apenas de Pernambuco onde se prevê uma alta de 193%.
Esses números consolidados com base numa pesquisa exclusiva da consultoria americana McKinsey, complementada por dados da empresa de geomarketing Escopo, divulgada nesta semana pela revista Exame, mostram claramente que o Estado de Alagoas vive um novo momento do ponto de vista socioeconômico. E o destaque é o comércio puxando as vendas e gerando emprego e mais renda.
A cidade de Maceió tem sido o carro-chefe das vendas com o desembarque de novas redes atacadistas e de varejo no setor de alimentos, a exemplo do Walmart, Extra, GBarbosa e Atacadão. E a tendência é aumentar ainda com a futura inauguração do Parque Shopping Maceió no bairro de Mangabeiras.
Porém, a notícia mais alvissareira para a economia alagoana é que essa mesma pesquisa constata que a cidade de Arapiraca apresenta o sétimo potencial de crescimento de vendas entre as 40 cidades do interior onde o consumo mais cresce. Uma expectativa de crescimento de 12%. Lá, nos próximos meses, inaugura-se mais um grande centro de compras: o Pátio Arapiraca.
Esses indicadores bastante positivos estão ancorados nas seguintes variáveis: ampliação da base econômica, com a introdução de novas famílias no mercado consumidor, inclusive de famílias amparadas pelo Bolsa Família; e aumento do poder renda e de compra do alagoano que se deriva sobretudo da política de atração de novos investimentos por parte do Governo do Estado.
Novos empreendimentos já foram inaugurados, sendo a mais recente a nova planta de PVC da Braskem, o que amplia e consolida a cadeia da química e do plástico; e outros serão mais adiante a exemplo da nova fábrica da Bauducco, em Rio Largo, que se encontra em obras.
É um novo quadro social e econômico que se configura em Alagoas e gera os resultados tão almejados pelas famílias alagoanas.
Agora empresarios e empreendedores tem em suas maos o “Mapa da Mina”