05/07/2012 16h46

Fiea vai trazer programa de simbiose industrial em Alagoas para estimular fabricação de tintas

Programa possui metodologia inovadora que conecta empresas com o propósito de promover intercâmbio de recursos

Alagoas pode conseguir a instalação de indústria de produção de tintas a partir do reaproveitamento do solvente
Assessoria/Fiea
O solvente que sobra da produção de cosméticos pode ser usado para fabricar tintas e solventes. Os retalhos das indústrias de confecções podem ser reutilizados em revestimentos automotivos. Esses são alguns exemplos de recursos que são subutilizados ou até mesmo descartados por algumas empresas e que poderiam ser úteis para outras unidades produtivas, proporcionando ganhos financeiros e reduzindo os impactos ambientais.
Pensando nisso, a Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea) – por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), do Sesi e do Senai –, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), está trazendo para o Estado o Programa Brasileiro de Simbiose Industrial (PBSI).
O programa possui uma metodologia inovadora que conecta empresas com o objetivo de promover o intercâmbio de recursos entre elas. Alguns benefícios da simbiose são a redução de custos com transporte, destinação de resíduos e aquisição de matéria-prima. Além disso, o intercâmbio diminui a ociosidade de mão de obra, equipamentos e instalações – que também podem ser negociados. Os ganhos ambientais também são expressivos.
RESULTADOS
Em Minas Gerais, os números de outubro de 2010 a dezembro de 2011 apresentados pela Fiemg revelam a participação de 280 empresas no PBSI, que efetuaram 1.260 ofertas e procuras. Em termos ambientais, a Federação mineira contabiliza 94.510 toneladas de resíduos desviados de aterros e redução de 82.420 toneladas na emissão de CO2. Para as empresas daquele estado, a redução de custos chegou a R$ 7 milhões no período avaliado.
WORKSHOP
Com o objetivo de promover a participação de empresas alagoanas de diferentes setores no programa, identificar a dinâmica da oferta e da procura de recursos e criar oportunidades de novos negócios, a Fiea vai realizar, no dia 9 de agosto, em Maceió, e 31 de outubro, em Arapiraca, o Workshop “Conectando Empresas. Criando Oportunidades”. Esse workshop ocorrerá dentro do PBSI. Os empresários interessados em participar, podem ligar para 2121-6981. A iniciativa tem o apoio da Fiemg e do Sebrae.

Deixe o seu comentário