23/07/2012 10h07

Artesã alagoana da comunidade de Barra Nova vai representar o Estado em evento da Unesco

Peça escolhida foi produzida por quinze mulheres da Cooperativa de Artesãos de Barra Nova (Cooperatiban)

Artesãs produzindo a peça 'Caminho de mesa' de Wendy Sherry que representará o Estado de Alagoas

Assessoria/Sebrae Alagoas

Peças artesanais de todo o Brasil serão expostas na 3ª edição do Reconhecimento de Excelência da UNESCO para produtos artesanais do MERCOSUL, que será realizado de 30 de julho a 2 de agosto em Montevidéu. O evento celebrará os 50 anos do Conselho Mundial de Artesanato na América Latina. Em Alagoas, quatro artesãos se inscreveram no edital para expor as peças, e um deles foi selecionado para representar o estado no Uruguai.

O “Reconhecimento” tem o objetivo de incentivar os artesãos a criarem produtos com design e temas nacionais, de modo inovador, assegurando a continuidade e a sustentabilidade das tradições culturais; ele funciona como um instrumento de promoção que avalia a qualidade e autenticidade dos produtos.

A peça que foi selecionada através do edital intermediado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) foi a chamada “Caminho de mesa”, bordada em filé, artesanato típico de Alagoas. A artesã que criou a peça, Wendy Sherry Oliveira Barros, é presidente da Cooperativa de Artesãos de Barra Nova (Cooperatiban) – formada por quinze mulheres -, e produziu a peça vencedora com a ajuda dos outros artesãos do grupo.

Para ser selecionado, o trabalho da artesã, juntamente com os outros, foi analisado por um Comitê de Seleção Nacional, de acordo com os critérios adotados pela UNESCO, que são “Excelência”, “Autenticidade”, “Inovação”, “Ecológico” e “Comercializável”.

“O Sebrae contribuiu muito para o grande avanço do nosso trabalho. Nós sempre participamos de capacitações e consultorias que nos fazem melhorar a qualidade do nosso produto, além de que participamos de rodadas de negócios para divulgarmos e comercializarmos ainda mais nossa produção”, conta Wendy. Ela, assim como o grupo do qual faz parte, ficou muito feliz com o resultado do edital. “Estamos muito realizadas com essa participação. No começo, nem acreditávamos que iríamos conseguir”, conclui a presidente.

Ana Cristina Moreira, analista da Unidade de Atendimento Coletivo Turismo, Artesanato e Cultura (UTAC) do Sebrae Alagoas, reforça o trabalho da instituição com o grupo de artesãs, que já é feito há mais de dez anos. Durante esse tempo, já foram trabalhadas melhorias em de design, formação de preço, associativismo, relacionamento interpessoal e gestão de negócios. “Estamos trabalhando agora para conseguirmos a Identificação Geográfica (IG) Bordado Filé”, conta.

Para a gerente da UTAC, Vanessa Fagá Rocha, reconhecimentos como esse são fundamentais. “O resultado do trabalho dessas artesãs que apoiamos se mostra principalmente na comercialização, mas também nas premiações e reconhecimentos como esse, que são importantes para sinalizar que elas estão no caminho certo e ainda promovem o aumento da autoestima de quem produz o artesanato.”, conclui a gerente.

Deixe o seu comentário