17/07/2012 16h08

Aquecimento de água e gás natural avança em Maceió. 7.246 imóveis contam com o serviço

Uso do gás natural para aquecer ao invés do chuveiro elétrico permite uma economia de 40%

Gás natural é mais econômico do que chuveiro elétrico

Assessoria/Algás

Amplamente difundido nas regiões sul e sudeste do país, o aquecimento de água a gás natural para residências já faz parte do dia-a-dia dos maceioenses. Podendo ser utilizado para aquecer a água de chuveiros, banheiras, pias dos banheiros e cozinhas, piscinas, entre outros, o sistema de aquecimento a gás natural se destaca como opção mais econômica e eficiente quando comparado ao sistema elétrico.

De acordo com o gerente comercial da Algás, Fábio Sousa, ao utilizar o gás natural para aquecer a água ao invés do chuveiro elétrico, por exemplo, a economia pode chegar a 40%. Mais uma vantagem para o sistema energético é que a retirada dos chuveiros elétricos no horário de ponta (17:30hs às 20:30hs) melhora a curva de carga evitando a entrada em operação de mais usinas, dentre elas as térmicas à diesel )mais caras e poluentes).

Outro grande benefício do banho com água aquecida pelo gás natural é o conforto. A temperatura e a vazão da água podem ser ajustadas de acordo com a preferência do cliente. Isto faz com que o banho seja ainda mais relaxante, destaca Fábio.

Os imóveis que utilizam o gás natural para aquecimento de água já nascem alinhados às exigências do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações – Procel Edifica, pois eliminam a necessidade do chuveiro elétrico, proporcionando um uso mais eficiente da energia. Vale salientar que o enquadramento aos preceitos do Procel Edifica será obrigatório para novos edifícios a partir de 2014.

Segundo dados da Algás, que ligou o seu primeiro cliente com aquecimento em 2002, a Companhia já conta com 7.246 unidades habitacionais contratadas com aquecimento de água a gás natural.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário