25/06/2012 11h14

Shopping Popular será entregue à população no próximo dia 27

Shopping terá capacidade para 430 lojas e vai beneficiar todos os comerciantes selecionados pela Prefeitura e Associação Comercial

Shopping popular será o mais novo espaço de produtos a preços acessíveis

A Prefeitura de Maceió vai inaugurar, no próximo dia 27, o novo Shopping Popular da capital, que vai abrigar os camelôs do centro da cidade. A solenidade vai começar às 8h30, mas antes a Prefeitura vai oferecer um café da manhã para a imprensa no restaurante popular, que fica ao lado do Shopping Popular.
O shopping terá capacidade para 430 lojas. Todas elas serão do tipo boxe de alvenaria, e a seleção dos comerciantes foi feita tanto pela Prefeitura como pela Associação dos Camelôs.
A Prefeitura fez o cruzamento de dados para evitar que pessoas de uma mesma família e que residem numa mesma casa tenham mais de uma loja no Shopping Popular. Outra medida foi a realização de sorteio das lojas, já que o local terá um piso superior.
A Prefeitura também vai formalizar a situação dos comerciantes. Para isso, todos os 430 lojistas devem aderir ao Simples, o programa do governo federal que facilita e desburocratiza a legalização de pequenos negócios. Por conta disso, será proibida a comercialização de produtos piratas no shopping.
Além das lojas, o empreendimento também terá uma lotérica e farmácia popular. Também serão instalados um elevador e uma escada rolante, para facilitar o acesso dos consumidores ao local. A Prefeitura investiu R$ 1,5 milhão na compra de dois imóveis no Centro para construir o shopping popular.
No dia 19, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizou, no Ginásio do Sesi, o sorteio para distribuição dos boxes do Shopping Popular.
Além dos camelôs, a ação contou com a participação de representantes da Semtabes, do Ministério Público, Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e Aliança Comercial.
Primeiro foi feito o sorteio para as 30 vagas que haviam sobrado, pois o número de camelôs que iria se transferir para o shopping inicialmente era inferior ao total de vagas.
Depois de concluída essa etapa, ocorreu a segunda fase, com o sorteio que definiu em que boxe cada camelô será instalado. Finalizando todo o processo, foi feito o cadastramento de todos os comerciantes que atuarão no novo espaço.

Deixe o seu comentário