01/06/2012 9h36

Empresários e secretário debatem políticas de Educação na Fiea

Iniciativa privada espera que a educação esteja em outro patamar até o ano de 2014

 
Presidente da Fiea José Carlos Lyra debate com o secretário de Educação Adriano Soares melhoria nos indicadores da educação de Alagoas
O convidado para a reunião mensal da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), realizada nesta quinta-feira (31), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, foi o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares. O objetivo do encontro foi levar ao conhecimento dos empresários as ações do governo estadual numa das áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado.
“A educação leva uma sociedade ao crescimento e à sustentabilidade”, frisou o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, ao destacar parcerias na área educacional entre o Governo de Alagoas e o Sistema Fiea, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a exemplo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  Com a promessa de que até 2014, ano em que se encerra o governo Teotonio Vilela Filho, “a educação em Alagoas estará em outro patamar”, Adriano Soares disse que o maior problema da pasta está no modelo de gestão. “Não faltam recursos para a Educação, mas há uma perda de eficiência na aplicação das verbas pela falta de políticas públicas de gestão. No ano passado, enquanto os tetos das escolas caíam, descobrimos que havia R$ 70 milhões para investimentos”, revelou.  Por isso, ele afirma que a secretaria já promove a informatização – o que vai facilitar o fluxo de informações e a articulação de políticas públicas –, além de reformas e construção de novas unidades de ensino. Soares reconhece que Alagoas apresenta alguns paradigmas, como os baixos indicadores educacionais, apesar de pagar o 8° melhor salário para os professores do País.
O secretário explicou ainda que, como as escolas se tornaram, ao logo do tempo, “ilhas autônomas”, há dificuldades para implantar projetos, o que deve mudar a partir deste ano. “Estamos num ano de travessia, onde as mudanças estão sendo implementadas”, afirmou, ao ressaltar que as ações apresentadas na Fiea já estão em execução. Participaram da reunião os secretários de Planejamento, Luiz Otavio Gomes e do Trabalho, Alberto Sextafeira, representantes das classes produtivas, conselheiros, diretores e gestores do Sistema Fiea.
TAGS:

Deixe o seu comentário