13/06/2012 9h01

Braskem fortalece articulação empresarial na Rio+20

Empresa participa de discussões, exposições e fornecimento de materiais à Conferência das Nações Unidas

Rio de Janeiro, a capital do meio ambiente

A Braskem, empresa brasileira e maior produtora mundial de polímeros de origem renovável, se apresenta com participação efetiva e concreta na Rio+20 . Maior petroquímica das Américas, apoia alguns dos mais relevantes eventos da Conferência e atua na demonstração de tecnologias em prol da inovação no desenvolvimento sustentável. A Braskem é, ainda, fornecedora oficial de materiais de apoio à conferência das Nações Unidas, por meio do seu Plástico Verde.

A participação na conferência mundial da ONU está alinhada com a Visão 2020 da Braskem, na qual a empresa almeja alcançar a liderança mundial da química sustentável. Essa liderança é construída continuamente por meio do investimento em tecnologia e inovação, para melhor servir às pessoas.

Segundo Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, o tema da economia verde no centro das discussões da Rio+20 mostra que as empresas deixaram de ser vistas como meras causadoras de danos ambientais e passam a ser reconhecidas como parte da solução dessas questões. Além disso, mostra um amadurecimento no que diz respeito à consideração dos aspectos econômico e social no conceito da sustentabilidade.

“Não há como ter uma economia verde sem o envolvimento empresarial. Na Braskem estamos avançando cada vez mais nessa consideração e acreditamos que a participação em fóruns empresariais, nos quais essas práticas são discutidas e compartilhadas, é uma boa forma de avançar”, afirma.

Soto, que integra o Comitê Brasileiro do Pacto Global e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e o BASD (coalizão empresarial internacional criada especificamente para a Rio+20), afirma que qualquer empresa deve se perguntar como pode contribuir para a evolução do desenvolvimento sustentável, por meio do seu negócio. “A resposta a essa pergunta motivará reflexões e ações que podem trazer oportunidades de negócios, seja na forma de redução de custos, seja na ampliação do portfólio de produtos ou na ampliação de relacionamentos e ao mesmo tempo um melhor desempenho econômico, ambiental e social”, afirma.

A Braskem é patrocinadora de alguns dos mais importantes eventos laterais da Rio+20:

CEBDS Sustentável 2012

Em evento anterior à conferência mundial, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) promove debate sobre os principais pontos da Rio+20 e busca antecipar a visão empresarial para 2050.

Local: Espaço Tom Jobim, Rio de Janeiro

10 de maio

BASD Business Day

Organizado pela BASD (Business Action for Sustainable Development), coalizão de três grandes redes empresariais internacionais, o Business Day deve congregar presidentes e vice-presidentes de grandes conglomerados em um painel de alto nível. Um dos temas será a criação de uma ponte entre as lideranças empresariais e quem formula políticas. Reunirá também representantes de ONGs e governos.
Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro

19 de junho

 

Global Compact Corporate Sustainability Forum

A ONG Global Compact promove vários workshops e sessões temáticas relacionadas com a agenda do Rio+20. Tem o objetivo de fortalecer a contribuição das empresas para o desenvolvimento sustentável.

Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro

15 a 18 de junho

UFRJ / Coppe – O Futuro é Sustentável

O evento buscará mostrar as contribuições da ciência da engenharia para a construção de um futuro mais sustentável e menos desigual. Será composto por painéis, plenárias, palestras, talk show e exposições de tecnologias. Irá apresentar tecnologias, projetos e soluções desenvolvidos pela Coppe e instituições parceiras voltados para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza.
Local: Parque dos Atletas, Rio de Janeiro
18 a 22 de junho

CNI – Encontro da Indústria para a Sustentabilidade

Evento integra conjunto de ações que vêm sendo coordenadas pela Confederação Nacional da Indústria na mobilização do setor industrial brasileiro. Apresentará na RIO+20 o posicionamento da CNI sobre os temas em debate pela Conferência e os avanços dos vários setores industriais rumo ao desenvolvimento sustentável ao longo dos últimos 20 anos.
Local: Hotel Sofitel, Rio de Janeiro
14 de junho

Outras atividades da Braskem na Rio+20

 Ciência e Tecnologia

A Braskem também estará presente na exposição “Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, a ser realizada pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) entre 15 e 21 de junho.  A Finep tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

 Usina de reciclagem

Em parceria com a Cetrel, seu braço de engenharia ambiental, a Braskem colocará em funcionamento na conferência uma usina de reciclagem que vai transformar resíduos plásticos em peças de madeira plástica. A usina vai funcionar no Parque dos Atletas, um dos pontos focais dos eventos da conferência da ONU, entre os dias 12 e 23 de junho.

O público presente no evento poderá conhecer todo o processo de confecção dos móveis, que se assemelham muito a peças de madeira rústica. Bancos, floreiras e lixeiras serão o destino final dos resíduos. A iniciativa tem por objetivo mostrar novas possibilidades de aproveitamento do plástico, criando um novo ciclo após o seu consumo.

Apoio ao evento oficial

A Braskem será ainda fornecedora oficial de materiais à Rio+20. A empresa colocará à disposição da organização do evento 50 mil squeezes feitos de Plástico Verde, produzido com matéria-prima de origem 100% renovável. Outras 50 mil sacolas do mesmo material serão fornecidas para a conferência, assim como 600 contêineres, todos de polietileno verde.

TAGS:

Deixe o seu comentário