07/05/2012 9h00

Poupança antiga com garantia de 0,5% mais TR vai deixar saudades

Rendimento da poupança antiga anual supera 7,0%, o que ficará bastante difícil com a redução da taxa de juros

Caderneta de poupança agora vai render menos com a nova regra

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A poupança antiga ou tradicional que previa rentabilidade de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR) vai deixar saudades entre os poupadores. Motivo: a nova regra da caderneta de poupança somente garante rentabilidade de 0,5% mês mais TR somente nos casos da taxa Selic ficar acima de 8,5%.

Toda vez que a taxa Selic for inferior ou igual a 8,5%, o dinheiro do poupador renderá 70% da Selic mais TR, o que  reduz o ganho.

É uma pequena diferença que ao passar do tempo pode significar muitos reais.

No período de seis meses, com Taxa Selic em 8,5%, a poupança antiga vai render 3,16%. A poupança nova vai proporcionar ganho de 3,02. Parece pouco, mas quanto mais tempo passar, essa diferença aumenta em prol do poupador que ainda tiver dinheiro na poupança antiga.

Por isso, o poupador não deve mexer na poupança antiga. Somente em último caso. Porque para ter uma rentabilidade maior será preciso partir para outras opções financeiras como títulos do Tesouro Nacional e renda variável.

Mas renda variável ainda é um departamento desconhecido para a maioria do investidor brasileiro, em particular, para o pequeno.

Portanto, a ordem é cautela. Nada de afobação. É preferível ganhar pouco a perder muito.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário