24/05/2012 9h20

Estado ganhará moderna estação experimental de cana-de-açúcar e unidade da Embrapa

Alagoas vai produzir a cana energia que tem por finalidade ampliar o potencia para o desenvolvimento de bioquímicos

Alagoas sai na frente na pesquisa de cana energia que proporciona maior volume de biomassa e consequentemente de etanol

Valdi Junior/VALOR MERCADO

O presidente da GraalBio, Bernardo Gradin, anunciou a instalação de uma estação experimental da cana-de-açúcar também em Alagoas que resultará na criação de um novo tipo de biomassa conhecida como cana-energia.  E o governador Teotonio Vilela Filho comunicou que Alagoas será sede da primeira unidade da Embrapa da Cana-de-Açúcar e Derivados a ser anunciado pelo Governo Federal. Essa unidade da Embrapa vai fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do segmento sucroenergético incluindo essa nova tecnologia de biocombustível de segunda geração.

A cana energia tem por objetivo ampliar o potencial para o desenvolvimento dos bioquímicos no Brasil. A cana energia será desenvolvida por meio do cruzamento de variedades ancestrais de cana com tipo selecionados de capim, produzindo um híbrido com baixo teor de açúcar, alto teor de fibras e elevada produtividade por hectare.

A combinação destes fatores, na avaliação de técnicos, deverá produzir a biomassa mais competitiva do mundo. A estação experimental terá até o fim do ano cultivado cem mil plântulas oriundas do cruzamento de diversos germoplasmas diferentes, e efetuará um processo de melhoramento contínuo até o atingimento da produtividade esperada de 100 toneladas de massa seca por hectare.

Deixe o seu comentário