16/04/2012 18h03

Senai e Prefeitura de Coruripe inauguram centro de educação profissional para qualificar mão de obra

Escola vai capacitar jovens para os futuros empreendimentos, em particular, o Estaleiro Eisa

Governador destaca a construção da unidade industrial voltada para formação de novos profissionais
Assessoria/Fiea
O Sistema Fiea, por meio do Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), e a Prefeitura de Coruripe inauguraram, na manhã desta segunda-feira, dia 16, o Centro de Educação Profissional Jackson Monteiro Ferreira. A escola de educação profissional vai atender à demanda das indústrias locais por mão de obra, bem como preparar trabalhadores para futuros empreendimentos.
“Além de ser uma obra voltada para a educação profissional, esta unidade significa a antecipação dos empresários da indústria, preocupados com os destinos desta terra”, disse o industrial José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.
O empresário destacou a iminente instalação do estaleiro Eisa Alagoas, de unidades do setor hoteleiro, além das indústrias sucroalcooleiras e da área agroalimentar já existentes no município. “Onde a indústria alagoana necessitar, o Senai estará presente para capacitar mão de obra de qualidade”, ressaltou Lyra, que foi agraciado com título de Cidadão Honorário de Coruripe.
O vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô, afirmou, na solenidade, que é necessário unir forças para desenvolver o Estado, a exemplo do que acontece em Coruripe. Segundo ele, o estaleiro Eisa Alagoas, que terá a última audiência pública realizada na próxima quinta-feira, às 17h, no Pontal de Coruripe, vai transformar o município “no baluarte do progresso de Alagoas”.
Segundo ele, a população deve ficar “alerta” para a audiência, já que o empreendimento representa 10 mil empregos diretos. “Temos que combater os falsos dilemas, segundo os quais o progresso não pode conviver com o meio ambiente. A indústria fará as reparações ambientais numa proporção dez vezes maior”, disse.
A maior preocupação do prefeito de Coruripe, Marx Beltrão, é com a manutenção dos empregos entre a população local. Ele citou o caso do Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, que tem em seu quadro funcional um número elevado de trabalhadores de outros estados e países. “Em Coruripe não pode ser assim. Agora, com uma escola do Senai, cabe ao coruripense se capacitar para buscar um emprego”. Na sétima unidade do Senai construída em Alagoas, serão ofertados cursos nas áreas de construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, gestão e informática.
Participaram da solenidade os deputados federal Joaquim Beltrão e estadual, João Beltrão; o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus; o diretor-adjunto de Educação e Tecnologia na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sérgio Moreira; o diretor do estaleiro Eisa, Manoel Ribeiro; secretários de Estado; empresários; parceiros e colaboradores do Sistema Fiea.

Deixe o seu comentário