13/04/2012 11h12

Produção industrial nordestina apresenta sinais de recuperação, com destaque para produtos químicos

BNB-Etene projeta crescimento de 3,1% para o PIB nordestino ante os 2,7% anunciados para o do Brasil

Indústria química regional cresce acima da média nacional

A economia nordestina começou o ano com variações positivas em vários indicadores. Esta é a avaliação do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao Banco do Nordeste.

De acordo com o Boletim Conjuntura Mensal, editado pelo Etene e disponível no site do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br), diretamente no endereço http://bit.ly/Ipq3t6, a indústria nordestina experimentou expansão de 3,8% em janeiro, após 14 meses seguidos de índices negativos.

Contribuíram para esse resultado os aumentos de produção exibidos pelas indústrias de Pernambuco (11,3%) e da Bahia (6,5%). Em âmbito regional, vale citar os aumentos de produção verificados nas indústrias de produtos químicos (23,9%), minerais não metálicos (7,0%), calçados e artigos de couro (6,9%) e metalurgia básica (6,1%).

Outros setores também acusaram desempenho favorável no primeiro mês de 2012, comparativamente a janeiro de 2011. É o caso da oferta de crédito, das importações e exportações, da geração de empregos formais, da arrecadação de impostos e da queda nos níveis de desocupação nas regiões metropolitanas de Recife e Salvador. Com relação a 2011, a previsão da equipe de conjuntura do BNB-Etene projeta aumento de 3,1% para o PIB nordestino ante os 2,7% anunciados para o do Brasil como um todo.

 

Deixe o seu comentário