23/04/2012 10h10

Ecovia Norte vai desafogar o trânsito e ligar os bairros da parte alta da cidade à região litorânea

Os trabalhos se concentram atualmente nos serviços de drenagem de águas pluviais e terraplanagem

Obras da Ecovia Norte avançam em ritmo acelerado
A Ecovia Norte é mais um projeto marcante na administração do prefeito Cícero Almeida, ligando o bairro do Benedito Bentes à AL-101 Norte, em Guaxuma. O projeto também está sendo executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), e as obras estão em pleno andamento.

Atualmente, os trabalhos se concentram nos serviços de drenagem de águas pluviais e terraplenagem, com a realização de cortes e aterros ao longo da plataforma do eixo principal, bem como na via secundária D, que dá acesso ao Aterro Sanitário de Maceió. Diversos tipos de equipamentos estão sendo utilizados, a fim de agilizar esse trabalho.

Depois de concluída, será mais uma opção de tráfego entre as partes alta e baixa da cidade. A via também contribuirá para o desenvolvimento da região contemplada pelo projeto, e do seu entorno.

A Ecovia Norte terá um corredor principal, com 5,9 quilômetros de extensão, indo do residencial Freitas Neto (no Benedito Bentes), até ao entroncamento da AL-101 Norte (em Guaxuma). É dotada, também, de quatro corredores secundários: o A, com pouco mais de 2 km de extensão, fazendo a ligação para o Conjunto Antares; o B, com 3,9 km, com ligação para o Conjunto José Tenório; o C, com 3,5 km, com ligação para o Sítio São Jorge; e o D, com 1,5 km, ligando ao Aterro Sanitário.

O investimento total é de, aproximadamente, R$ 24 milhões, com recursos do governo federal – por meio de emendas parlamentares – e contrapartida do município.

“A Ecovia Norte não será apenas uma rodovia para veículos. Ela vai congregar todos os elementos associativos que respeitam o meio ambiente, dispondo de canteiro central arborizado, passeio, ciclovia e projeto paisagístico. É um novo conceito para o desenvolvimento sustentável e será um referencial para o País”, destaca o engenheiro Mosart Amaral.
TAGS:

Deixe o seu comentário