04/04/2012 12h13

Banco do Nordeste reduz taxas de juros pela segunda vez no ano e reforça crédito no curto prazo

Redução das taxas de juros atinge diversos produtos de capital de giro e abrange os setores

Banco do Nordeste está abrindo mais crédito para os pequenos negócios no campo

BNB/Assessoria

Responsável por aproximadamente dois terços do crédito de longo prazo da região e um terço do crédito total, o Banco do Nordeste reforçou sua atuação nas operações de curto prazo reduzindo, pela segunda vez em 2012, as taxas de juros de suas linhas de crédito para capital de giro, que utilizam a fonte interna de recursos. Segundo o Presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Vieira Santiago, a medida está em aderência às recomendações do Ministério da Fazenda, e visa a retomada da aceleração da economia.

“O Banco do Nordeste é o principal agente financeiro do Governo Federal na Região e pretende, com a medida, minimizar os efeitos da crise econômica mundial na economia regional, fomentando a produção e o empreendedorismo. Ela beneficia, sobretudo, as micro, pequenas e médias empresas; e gera mais oportunidades de emprego e de negócios na região”, afirma o executivo.

A redução das taxas de juros atinge diversos produtos de capital de giro, abrangendo os setores, comercial e de serviços, assim como as atividades rurais e o agronegócio. Entre as taxas que sofreram redução estão os produtos: Capital de Giro Insumos, Capital de Giro Conterrâneo, MPE Capital de Giro, Capital de Giro Créditos de Custeio, Créditos de Comercialização e FINAGRO com Recursos Livres/LCA, Desconto de Duplicatas, MPE Desconto de Duplicatas e MPE Desconto de Cheques.

 

No ano de 2012, as reduções representaram uma queda em torno de 2,50% ao ano, diante de uma redução nas taxas definidas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) da ordem de 1,14% ao ano. O produto Giro Insumos, que beneficia micro e pequenas empresas, apresentou maior redução, em torno de 3% ao ano. Atualmente, destaca Jurandir Santiago, a taxa do produto situa-se em 0,53% a.m para microempresas e de 0,61% a.m para a pequenas empresas.

Com crescimento acima da média nacional, a região Nordeste vem apresentando uma elevada demanda de crédito, cenário que se apresenta propício para as ações da instituição, que apresentou um crescimento de 57% da carteira de crédito nos últimos três anos.

Deixe o seu comentário