25/04/2012 14h50

Água para Todos executado pela Codevasf em Alagoas é modelo para Funasa

Indústria de produção de cisternas montada em Penedo é visitada pelo presidente da Funasa Gilson Carvalho

Comitiva visitou fábrica de cisternas em Penedo

Assessoria/Codevasf

Uma comitiva da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) esteve em Alagoas no último dia 17 de abril para conhecer a tecnologia e a metodologia que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está desenvolvendo na implantação do Programa Água para Todos no estado. O grupo liderado pelo presidente da Funasa Gilson Carvalho visitou comunidades beneficiadas pelo programa no sertão alagoano e presenciou a produção de cisternas na indústria montada em Penedo (AL) para atender a demanda do Água para Todos. A Funasa, vinculada ao Ministério da Saúde, é um dos órgãos integrantes do Comitê Gestor do Programa em âmbito nacional.

Fizeram parte da comitiva o presidente do órgão, Gilson Carvalho Queiroz Filho, os diretores dos Departamentos de Engenharia de Saúde Pública e de Saúde Ambiental, Ruy Gomide Barreira e Henrique Pires, respectivamente, o chefe da Divisão de Engenharia Diógenes Otero Galhardo Braga, o coordenador Geral de Engenharia Sanitária José Antônio da Motta Ribeiro e os superintendentes regionais da fundação nos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. O prefeito de Penedo Israel Saldanha também acompanhou a visita.

O grupo foi recepcionado pelo superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Nogueira Moreira, que, em nome da companhia, deu as boas vindas às autoridades presentes, como também aos membros dos comitês gestores municipais do Programa Água para Todos de Arapiraca e Craíbas presentes ao evento, realizado no auditório da sede da Codevasf em Penedo.

No auditório da Codevasf em Penedo, os dirigentes da Funasa e os representantes dos comitês gestores municipais do programa participaram de uma apresentação realizada pelo coordenador regional do Água para Todos da Codevasf em Alagoas, Eduardo Motta, acerca  das ações do programa nos sete municípios alagoanos em que a Codevasf vem atuando para cumprimento das metas contratadas em 2011.

Na apresentação, os dirigentes da Funasa ainda puderam entender os benefícios gerados pelo programa à população em situação de extrema pobreza e sem acesso a água e conhecer a metodologia que vem sendo adotada pela Codevasf em Alagoas, que possui ênfase na organização social e na geração de emprego nas próprias comunidades em que os projetos estão sendo executados.

“Nossa vinda aqui tem o objetivo de trocar informações e nivelamento para que possamos aprender com o trabalho que já é desenvolvido pela Codevasf no Programa Água para Todos. A Funasa já atua no programa com cisternas de placa de concreto e pretende atuar também com cisternas de polietileno. A Codevasf conseguiu desenvolver uma solução de inovação tecnológica de cisternas e viemos a Alagoas para verificar esse processo”, afirmou o presidente da Funasa Gilson Queiroz.

Em seguida, a comitiva visitou a indústria de produção de cisternas de polietileno implantada pela Acqualimp no município de Penedo que está atendendo a demanda desses equipamentos nas ações da Codevasf para os estados de Alagoas e Sergipe. Na oportunidade, o gerente operacional da fábrica, Cássio Fernandes, explicou todo o processo de fabricação da cisterna, desde a recepção da matéria-prima até o produto final, procedimento que leva aproximadamente uma hora de duração. A indústria de Penedo atualmente vem produzindo sessenta cisternas por dia.

Na sequência, os visitantes foram verificar a instalação das cisternas no município de Estrela de Alagoas. Naquele município, a comitiva foi recepcionada por representantes do Comitê Gestor Municipal de Estrela de Alagoas (CGMEA), das comissões comunitárias e da prefeitura. Na oportunidade, os dirigentes da Funasa conheceram todo o sistema da cisterna instalada, composto por calhas, tubulações, conexões e bomba manual. Eles ainda tiveram contato com a organização comunitária em torno do programa.

Por ocasião da visita, o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Funasa, Ruy Gomide, afirmou que ficou admirado com o grau de organização da comunidade e o nível de capacitação das famílias beneficiadas com as cisternas de consumo humano e que o modelo visto em Alagoas será levado para discussão a nível da direção nacional da Funasa, visando uma possível adoção e execução nos municípios onde a Funasa vem atuando no semiárido. Finalizou parabenizando a Codevasf pela eficiência com que o programa vem sendo conduzido em Alagoas.

TAGS:

Deixe o seu comentário