13/03/2012 9h19

Tudo pronto para o lançamento da 9ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental

Evento será realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Sindjornal e Braskem

Cinturão Verde da Braskem é exemplo de preservação da fauna e da flora

Confirmado para o dia 27, no cinturão verde da Braskem, o lançamento da 9ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. A apresentação será feita em um café da manhã para a imprensa, com a participação de autoridades, empresários e dirigentes da área de comunicação. Na oportunidade, além de informar detalhes sobre o concurso, os organizadores distribuirão cartaz e folder com os presentes, onde constarão o regulamento e a ficha de inscrição.

Realizado em parceria pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), o Sindicato dos Jornalistas e a Braskem, O Prêmio Octávio Brandão irá premiar os autores das melhores reportagens sobre o meio ambiente veiculadas entre abril de 2011 e abril de 2012. Os jornalistas serão contemplados em seis categorias: Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Telejornalismo, Webjornalismo, Reportagem Cinematográfica e Estudante.

Os jornalistas interessados em participar do Prêmio têm até o dia 28 de abril para produzir, veicular e inscrever os trabalhos. Cada profissional pode concorrer, no máximo, com quatro matérias. A divulgação do resultado e a festa de premiação serão em 16 de junho. Os vencedores receberão troféus e R$ 37 mil em dinheiro, a serem distribuídos com o 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria, além do estudante. Também receberá troféu a empresa cujos profissionais inscreverem mais trabalhos.

NOVIDADES

Além de premiar as melhores reportagens dos jornalistas alagoanos na área do meio ambiente, o Prêmio Octávio Brandão 2012 quer se associar aos debates e esforços dos profissionais da imprensa para a conferência Rio+20, marcada para junho. Neste sentido, trará especialistas sobre o evento para palestra em Maceió, e sorteará duas passagens e hospedagens, entre os inscritos no Prêmio, para participarem da conferência.

Outra novidade da edição 2012 é o prazo maior para produção e veiculação de matérias. Poderão ser inscritas as reportagens veiculadas entre 1º/04/2011 e 28/04/2012, o que corresponde a um mês a mais em relação aos prêmios anteriores. Outra modificação diz respeito aos estudantes, cujas matérias para a categoria acadêmica só poderão ser inscritas se publicadas exclusivamente em veículo laboratório. Ou seja, não serão aceitos trabalhos veiculados na mídia comercial e/ou institucional – exceto veículos das faculdades/universidades.

As inscrições para o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental serão no período de 27 de março a 28 de abril, na sede do Sindicato dos Jornalistas.

A exemplo do Prêmio Braskem de Jornalismo, que em 2011 tornou-se evento neutro na emissão de carbono, o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental também irá compensar os gases de efeito estufa e outros impactos gerados na sua realização. O projeto de neutralização está sendo elaborado pela empresa Eccaplan.

 


Deixe o seu comentário