15/03/2012 12h45

Projeto de prospecção de petróleo e gás da Petrobras na lagoa Manguaba precisa envolver a sociedade

Petroquímica vai realizar levantamento sísmico com o objetivo de descobrir gás natural para recompor a produção no Estado

 

Lagoa Manguaba é uma área privilegiada na produção e reprodução de peixes

Valdi Junior/ VALOR MERCADO

O projeto da Petrobras de realizar um levantamento sísmico com a finalidade de descobrir jazidas de petróleo e gás no complexo lagunar Mundaú-Manguaba é relevante para a economia alagoana porque coloca o Estado na órbita da cadeia produtiva de petróleo e gás em nível nacional. E o interesse da Petrobras não é à toa. Porque se a estatal vai gastar milhões para fazer essa prospecção, é claro que a região sinaliza como uma potencial reserva de gás natural.

E Alagoas realmente necessita da descoberta de petróleo porque a reserva de gás natural no Pilar vem diminuindo sua produção desde o ano de 2005. Então, o tempo urge na descoberta de mais gás e petróleo.

Agora, como esse projeto de levantamento sísmico acontecerá numa região de ecossistema sensível – área de reprodução de inúmeras espécies de peixe e crustáceos -,  requer um trabalho minucioso e um debate amplo envolvendo a sociedade civil organizada – Governos federal, estadual e municipal, entidades do meio ambiente, Petrobras e pescadores. Esses últimos são fundamentais na participação e precisam ser ouvidos porque serão os afetados diretamente pela ação da Petrobras. Não há como esconder!

E a atividade pesqueira tem papel relevante na região lagunar da Grande Maceió. A atividade é o sustento de 15 mil pescadores, ou seja, tem um forte impacto social e econômico. “Nós precisamo ser ouvidos sobre esse projeto da Petrobras porque vai atingir nossa atividade além da lagoa ser uma área bastante delicada”, declarou Eliane Morais,  presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal).

E o projeto de levantamento sísmico no complexo lagunar Mundáu-Manguaba chegou à Assembleia Legislativa. O deputado estadual Inácio Loiola disse ser necessário haver um profundo debate acerca dessa prospecção de petróleo e gás a ser realizada na Lagoa Manguaba [que abrange os municípios de Marechal Deodoro e Pilar] por  dois motivos: primeiro,  o meio ambiente daquela região possui uma flora e fauna diversificada, porém, frágil que não suporta  interferências drásticas que a estatal petroquímica deseja. Segundo, a população ribeirinha de pescadores precisa participar ativamente dessa discussão sobre esse projeto. Não pode ficar a margem desse projeto.

Bem. É esperar e torcer para que os poderes constituídos promovam um debate profundo sobre esse projeto de levantamento sísmico de descoberta de petróleo e gás da Petrobras no complexo lagunar. As lagoas Mundaú e Mangauba são dois paraísos que encantam os alagoanos e os turistas e são fontes de alimento e de renda para milhares de famílias.

 

 

 

Deixe o seu comentário