14/03/2012 7h47

MEI sensibiliza empresários alagoanos para importância da inovação

Tema inovação é destaque na agenda de empresários, governos e das instituições de ensino nos países

Sandro Valeri, gerente de Gestão e Conhecimento da Embraer, proferiu palestra 'Gerindo a Inovação', na Casa da Indústria

Assessoria/Fiea

Inovar é preciso, e é possível. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, afirmou, ao abrir o primeiro evento de sensibilização do núcleo alagoano da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que o tema é destaque na agenda de empresários, governos e das instituições de ensino nos países detentores das maiores economias mundiais.
“A compreensão da importância da inovação como fator de competitividade das empresas, impulsionando a participação dos países nos mercados globalizados, tem levado governos nacionais e regionais a promover políticas de estímulo à criação de ambientes favoráveis ao surgimento de empresas inovadoras, capazes de concorrer no mercado externo e de gerar desenvolvimento na sua região”, destacou Lyra.
E com o objetivo de estimular a cultura da inovação em Alagoas, o MEI trouxe a Maceió, nesta terça-feira (13), o gerente de Inovação e Gestão do Conhecimento da Embraer, Sandro Valeri, que proferiu uma palestra sobre o tema “Gerindo a inovação”, na Casa da Indústria. A iniciativa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Fiea e teve o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Além da palestra de Valeri, os participantes assistiram à apresentação do caso “Saúde que vem da terra”, pela professora Edinalva Pinheiro, da Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto (Arapiraca), finalista do Prêmio Finep de Inovação 2010. Ela relatou a iniciativa da escola em transformar conhecimentos sobre ervas medicinais em produtos que tratassem alunos com cólicas, diarreias, dores de cabeça e até piolhos, melhorando as condições de vida da população local.
MEI – A Mobilização Empresarial pela Inovação é um movimento da Confederação Nacional da Indústria que visa a inserir a temática da inovação na agenda dos empresários. O Núcleo da MEI em Alagoas, inaugurado em junho de 2011, tem em seu plano de ação as atividades do convênio CNI-Sebrae, que serão desenvolvidas nos eixos sensibilização, capacitação, plano de inovação, implantação do plano e captação de recursos.
O evento desta terça-feira teve as presenças da representante da CNI, Luciana Cortês Antunes, do Sebrae Nacional, Alexandre de Oliveira, do superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, além de empresários, estudantes e convidados.
TAGS:

Deixe o seu comentário