Ascom/Fecomércio
A pesquisa sobre o Índice de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Maceió, realizada pelo Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), demonstra que o consumidor da capital alagoana continua com a confiança em alta sobre sua situação financeira e a situação econômica do país.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mede a confiança do consumidor na sua capacidade de compra e na situação econômica do país, continua estável em 153,3 pontos. Este nível é um forte indicador que o consumidor continua muito satisfeito com a situação econômica e financeira atual e confia plenamente no seu futuro.
O ICC é composto pelos Índices de Situação Presente do Consumidor (ISP) e de Expectativas Futuras do Consumidor (IEF). O primeiro avalia o momento para aquisição de bens duráveis e a situação financeira atual da família do consumidor em um período de tempo de no máximo trinta dias. O segundo mede as expectativas do consumidor, no horizonte dos próximos 12 meses, sobre o futuro econômico do país, a situação financeira da família do consumidor e, por sua vez, a situação em geral no Brasil.
Em março de 2012, o ISP atingiu 146,9 pontos, muito acima da média registrada para todo o ano de 2011 (134,3). Por sua vez, o IEF chegou a 157,5, praticamente 20 pontos a mais que a média registrada para todo o ano de 2011 (138,9)
A pesquisa ainda revelou que 81,4% dos consumidores têm perspectivas muito favoráveis de adquirir algum bem de consumo durável. 90% dos entrevistados consideram ótima e boa a situação financeira da família em comparação ao mesmo período do ano passado. Para os próximos 12 meses a percepção favorável atinge 95,7% dos consumidores entrevistados e 89,2% consideram que a situação econômica do país nos próximos 12 meses será ótima ou boa.
Para o IFEPD, os indicadores refletem a situação favorável ao consumidor em termos de perspectivas de emprego e renda. No entanto, a pesquisa aponta que a taxa de intenção de compras para o mês de março recuou consideravelmente. Em fevereiro, o percentual dos consumidores com intenção de continuar comprando pelos próximos 12 meses foi de 55,3% e, em março, caiu para 29,2%.
Entre os principais itens que os consumidores estão dispostos a comprar em março, destacam-se: geladeira (22,8%), televisão (19,7%), automóvel (15,1%), fogão (13,9%), máquina de lavar (12%), computador (11,5%), vestuário (11,2%), calçados (9,2%), celular (8,8%), microondas (8,2%), câmera digital (8%), aparelho de DVD (7%), aparelho de som (6,8%), imóvel (6%), móveis (5,8%), motocicleta (5%), freezer (3,9%) e MP3/MP4 (1,7%)
A pesquisa completa está disponível para consulta no site www.fecomercio-al.com.br/ifepd/