27/02/2012 12h23

Funcionária pública realiza sonho de empreendedora

Arte culinária sempre foi a paixão de Silvana, chef e proprietária do Vila Chamusca.

 

Empreendedora monta seu próprio negócio com cursos de atualização no Senac

 

Cristiane Calaça/Senac

Enquanto as outras crianças da mesma idade brincavam de boneca, Silvana Chamusca acompanhava a avó na cozinha. Mas, mesmo apaixonada pela arte culinária, ela ingressou no mercado de trabalho em outra área. Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing, Chamusca trabalhou por 15 anos na Petrobras, empresa da qual pediu demissão em 1999 a fim de se dedicar à Gastronomia.  No Senac Alagoas, fez o curso de Auxiliar de Cozinha, “onde aprimorei minhas técnicas e me senti preparada para fazer de uma casa no Alto de Ipioca (bairro localizado no litoral Norte de Maceió) o restaurante dos meus sonhos”, conta ela que, em 2006, inaugurou o Vila Chamusca Arte e Gastronomia, um bistrô com vista do alto da Praia de Ipioca.

“Cozinhar é um dom que precisamos aprimorar por meio de cursos. Confesso que já fiz cursos mais complexos, mas foi no Senac onde aprendi a base de tudo – corte, armazenamento, seleção dos alimentos. O curso de Auxiliar de Cozinha foi fundamental para eu ratificar o que queria fazer”, conta ela que anualmente viaja em busca de aperfeiçoamento. “Voltei há poucos meses do Senac São Paulo e, no mês de Agosto, vou para Buenos Aires fazer um curso de Cozinha Internacional”, diz ela que conta com três ex-alunos do Senac Alagoas na equipe do restaurante.

Com uma cozinha criativa e contemporânea especializada em comida regional e mediterrânea, o Vila Chamusca apresenta decoração feita por artesãos alagoanos. “Uso produtos locais e faço uma mistura da culinária francesa com a cozinha nordestina. Entre os pratos de maior sucesso está a macarajé, um mini-acarajé com massa de macaxeira recheado com camarão”, diz ela, ao reforçar que o diferencial do que serve é o fato de todos os pratos serem preparados na hora, dando a opção de o cliente escolher o tempero que desejar, e de não utilizar produtos industrializados.

“Mas o que movimenta mesmo o restaurante é a novidade. O sucesso do momento é o pudim de queijo coalho com calda de rapadura. Uma vez por mês promovemos ainda a Noite Gourmet, para a qual são convidados os apaixonados pela arte culinária que, juntos, preparam um menu diferenciado”, destaca a chef, que prepara a inauguração de uma filial do Vila Chamusca para o segundo semestre de 2012. “Estamos em negociação. E para 2013 temos mais surpresas”, antecipa Silvana Chamusca, mais um caso de sucesso do Senac Alagoas.

 

Deixe o seu comentário