29/02/2012 10h17

Alagoas e mais seis estados vão perder receita de importação com o Projeto de Resolução n. 72

Industriais e sindicalistas se uniram em torno da aprovação do projeto no Senado Federal para barrar as importações desenfreadas via os portos

Movimento de importação de mercadorias via o Porto de Maceió cresceu bastante

 

Valdi Junior/VALOR MERCADO

Projeto de Resolução nº 72 que está na fila de votação no Congresso Nacional vai dar um basta na importação desenfreada de inúmeros produtos oriundos da China principalmente, que está causando estragos na indústria nacional.  É o motivo fundamental. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez pressão junto aos parlamentares de Brasília para acabar com os incentivos fiscais dados por vários estados.  Alagoas mais Pernambuco, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraíba, Goiás e Paraná.

Esses estados abriram mão de cobrar ICMS cheio na importação via os portos. No caso específico de Alagoas, via o Porto de Maceió. Estavam cobrando ICMS menor nas transações interestaduais, o que se transformou numa condição muito favorável para os importadores.

Somente que essa enxurrada de importação estava sangrando as indústrias nacionais e os estados industriais como São Paulo, Rio e outros, o que reforçou o coro do empresariado nacional.

Agora, empresários e sindicalistas estão unidos na defesa da indústria nacional e contra essa brecha de importação. A chiadeira já chegou ao Senado.

 

Deixe o seu comentário